Título
O melhor caminho para se chegar ao sucesso escolar: Um estudo de caso
Autor
Clemente, Filipa Inês Freitas
Resumo
pt
O acolhimento residencial surge no seguimento de uma medida decretada ao abrigo da
Lei n.º 147/99, de 1 de Setembro (alterada e republicada pela quarta vez através da Lei n.º
26/2018, de 5 de Julho), como sendo um último recurso para a retirada da criança/jovem do seu
seio familiar. Ao chegarem a uma instituição, as crianças/jovens deparam-se com uma equipa
multidisciplinar, que intervém nos seus problemas procurando o seu desenvolvimento, quer a
nível do seu bem-estar, quer a nível da sua educação.
Este estudo que contou com a colaboração do Centro de Acolhimento Temporário II da
Fundação COI, que tem sede no Pinhal Novo, explora a questão da promoção do sucesso escolar
das crianças e jovens institucionalizadas, dando especial atenção às práticas profissionais e
medidas educativas utilizadas pelos diversos técnicos, bem como, a perceção dos jovens
relativamente ao fenómeno em análise – o (in)sucesso escolar.
Baseada em três eixos teóricos: a institucionalização, o sucesso escolar e a intervenção
profissional, esta investigação enquadra-se num paradigma qualitativo, com recurso à técnica
da entrevista e do focus group. Os resultados obtidos permitem constatar que existem diversos
fatores que podem influenciar a promoção do sucesso escolar destas crianças/jovens acolhidas,
sendo que, tanto a instituição, como as comunidades educativas e o meio envolvente apresentam
estratégias e dificuldades distintas.
en
Residential housing follows a measure decreed under Law n.º 147/99 of 1 September
(amended and republished for the fourth time by Law No. 26/2018 of 5 July) as a last resort for
the removal of the child/young person from their family. When arriving at an institution,
children/young people are faced with a multidisciplinary team, which intervenes in the
problems of children/young people, seeking their development, their well-being and their
education.
This study, with the collaboration of the COI Foundation's Temporary Reception Center
II, which is headquartered in Pinhal Novo, explores the issue of promoting the school success
of institutionalized children and young people, paying particular attention to the professional
practices and educational measures used by the various as well as young people's perception of
the phenomenon under analysis - (in)school success.
Based on three theoretical axes: institutionalization, school success and professional
intervention, this research fits into a qualitative paradigm, using the technique of interview and
focus group. The results show that there are several factors that can influence the promotion of
school success of these children / young people, and both the institution, the educational
communities and the environment present different strategies and difficulties.