Título
Os novos artistas e o mercado da arte em Lisboa
Autor
Pereira, Joana Sofia Saraiva
Resumo
pt
A ideia que deu origem à presente dissertação nasceu de uma profunda preocupação
com as dificuldades constantes na área artística, mais concretamente a inserção dos jovens
artistas no mercado da arte. A perceção de que existe uma desatenção para com esta área de tal
importância para a vivência de uma sociedade.
Neste sentido foram lançadas várias hipóteses como explicação para a situação
preocupante dos artistas. Partimos de várias definições que nos ajudaram a entender conceitos
fundamentais para a análise realizada. A definição de arte, artista e obra de arte são algumas
das quais se encontram no estudo.
A primeira hipótese focou-se na sociedade. Será que a sociedade em geral não reconhece
o valor da prática artística? Consequentemente, o valor do trabalho dos artistas, bem como do
próprio artista são colocados em causa.
A educação formal constitui um fator essencial para a construção de uma evolução
dentro do mundo da arte. De que modo a educação para as artes pode contribuir para a
construção de jovens mais informados e críticos? O facto de nos confrontarmos atualmente com
manifestações artísticas algo “diferentes” de uma arte visual mais convencional pode também
ser um fator que contribui para a falta de reconhecimento por parte da sociedade. Por último,
torna-se fundamental ver as políticas culturais para a cultura, de modo a perceber o que se tem
feito para apoiar a criação artística e para motivar os indivíduos a visitar exposições e
reconhecer o imenso trabalho realizado por detrás da criação artística.
Foram realizados inquéritos e entrevistas como forma de recolher informação para o
estudo. Os inquéritos são essencialmente exploratórios e foram realizados a pequenos grupos,
de modo a obter uma amostra da visão da sociedade relativamente à área artística. As entrevistas
foram realizadas a artistas em início de carreira e que ainda não conseguiram um lugar no
mercado da arte. Assim, foi-nos possível recolher informações sobre a vida de cada artista e o
modo como vêm o mercado da arte.
en
The idea that originated the present dissertation was born of a deep concern with the
constant difficulties in the artistic area, more concretely the place of the young artists in the art
market. The perception that there is an inattention to this area of such importance for the
experience of a society.
In this sense several hypotheses have been put forward as an explanation for the
worrying situation of the artists. We started from several definitions that helped us to understand
fundamental concepts for the analysis performed. The definition of art, artist and work of art
are some of which we present.
The first hypothesis focused on society. Does society in general not recognize the value
of artistic practice? Consequently, the value of the work of the artists as well as of the artist
himself are called into question.
Formal education is an essential factor for the construction of an evolution within the
world of art. How can education for the arts contribute to building more informed and critical
young people? The fact that we are confronted today with somewhat "different" artistic
manifestations of a more conventional visual art may also be a contributing factor to the lack
of recognition on the part of society. Finally, it becomes crucial to see cultural policies for
culture in order to understand what has been done to support artistic creation and to motivate
individuals to visit exhibitions and to acknowledge the immense work done behind artistic
creation.
Surveys and interviews were conducted as a way of collecting information for the study.
Surveys are essentially exploratory and were carried out in small groups in order to obtain a
sample of society's view of the artistic area. The interviews were conducted with early-career
artists who have not yet achieved a place in the art market. Thus, we were able to gather
information about the life of each artist and the way the art market appears.