Teses e dissertações

Mestrado
Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Título

Os novos artistas e o mercado da arte em Lisboa

Autor
Pereira, Joana Sofia Saraiva
Resumo
pt
A ideia que deu origem à presente dissertação nasceu de uma profunda preocupação com as dificuldades constantes na área artística, mais concretamente a inserção dos jovens artistas no mercado da arte. A perceção de que existe uma desatenção para com esta área de tal importância para a vivência de uma sociedade. Neste sentido foram lançadas várias hipóteses como explicação para a situação preocupante dos artistas. Partimos de várias definições que nos ajudaram a entender conceitos fundamentais para a análise realizada. A definição de arte, artista e obra de arte são algumas das quais se encontram no estudo. A primeira hipótese focou-se na sociedade. Será que a sociedade em geral não reconhece o valor da prática artística? Consequentemente, o valor do trabalho dos artistas, bem como do próprio artista são colocados em causa. A educação formal constitui um fator essencial para a construção de uma evolução dentro do mundo da arte. De que modo a educação para as artes pode contribuir para a construção de jovens mais informados e críticos? O facto de nos confrontarmos atualmente com manifestações artísticas algo “diferentes” de uma arte visual mais convencional pode também ser um fator que contribui para a falta de reconhecimento por parte da sociedade. Por último, torna-se fundamental ver as políticas culturais para a cultura, de modo a perceber o que se tem feito para apoiar a criação artística e para motivar os indivíduos a visitar exposições e reconhecer o imenso trabalho realizado por detrás da criação artística. Foram realizados inquéritos e entrevistas como forma de recolher informação para o estudo. Os inquéritos são essencialmente exploratórios e foram realizados a pequenos grupos, de modo a obter uma amostra da visão da sociedade relativamente à área artística. As entrevistas foram realizadas a artistas em início de carreira e que ainda não conseguiram um lugar no mercado da arte. Assim, foi-nos possível recolher informações sobre a vida de cada artista e o modo como vêm o mercado da arte.
en
The idea that originated the present dissertation was born of a deep concern with the constant difficulties in the artistic area, more concretely the place of the young artists in the art market. The perception that there is an inattention to this area of such importance for the experience of a society. In this sense several hypotheses have been put forward as an explanation for the worrying situation of the artists. We started from several definitions that helped us to understand fundamental concepts for the analysis performed. The definition of art, artist and work of art are some of which we present. The first hypothesis focused on society. Does society in general not recognize the value of artistic practice? Consequently, the value of the work of the artists as well as of the artist himself are called into question. Formal education is an essential factor for the construction of an evolution within the world of art. How can education for the arts contribute to building more informed and critical young people? The fact that we are confronted today with somewhat "different" artistic manifestations of a more conventional visual art may also be a contributing factor to the lack of recognition on the part of society. Finally, it becomes crucial to see cultural policies for culture in order to understand what has been done to support artistic creation and to motivate individuals to visit exhibitions and to acknowledge the immense work done behind artistic creation. Surveys and interviews were conducted as a way of collecting information for the study. Surveys are essentially exploratory and were carried out in small groups in order to obtain a sample of society's view of the artistic area. The interviews were conducted with early-career artists who have not yet achieved a place in the art market. Thus, we were able to gather information about the life of each artist and the way the art market appears.

Data

19-fev-2019

Palavras-chave

Contemporary art
Cultural policies
Empreendedorismo
Art
Education
Mercado da arte
Society
Gestão cultural
Inserção profissional
Criação artística
Artist
Política cultural

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo