Título
A relação entre o stress ocupacional e a satisfação no trabalho: o efeito moderador da perceção de apoio organizacional: um estudo no setor hoteleiro
Autor
Alves, Ana Marta Pereira
Resumo
pt
Diante da crescente importância atribuída ao turismo para a economia portuguesa,
constata-se a preocupação, por parte das unidades hoteleiras, pela implementação de
estratégias que visam não só a obtenção de uma maior visibilidade num mercado competitivo,
mas também o desenvolvimento de sentimentos positivos nos colaboradores que, por sua vez,
culminam na qualidade dos serviços prestados.
O presente trabalho tem como principal objetivo estudar a relação entre o stress
ocupacional e a satisfação no trabalho, assim como o efeito moderador da perceção de apoio
organizacional entre estas variáveis.
Para tal, foram inquiridos 204 colaboradores pertencentes a 12 unidades hoteleiras,
distribuídas por três regiões de Portugal: Lisboa, Santarém e Madeira. A recolha de dados foi
realizada através de um questionário composto por três escalas e uma ficha de dados pessoais.
Os resultados obtidos através de regressões lineares sugerem haver uma relação
negativa e significativa entre o stress ocupacional e a satisfação no trabalho. No entanto,
apesar dos mesmos não permitirem confirmar o efeito moderador da perceção de apoio
organizacional na relação suprarreferida, verifica-se a relação desta variável com as outras
variáveis em estudo.
As conclusões desta investigação compreendem implicações práticas que importam
contemplar na gestão de recursos humanos, sendo importante sublinhar o papel crucial do
stress ocupacional na satisfação no trabalho, bem como a relevância do apoio organizacional
que, em face de um contexto de grande complexidade, minimiza o stress ocupacional
experienciado pelos colaboradores e incrementa a sua satisfação no trabalho.
en
In view of the growing importance attached to tourism for the portuguese economy, it
is worth noting the concern of hotel units for the implementation of strategies aimed not only
attaining greater visibility in a competitive market, but also at developing positive employees
feelings, which in turn, culminate in the quality of the services provided.
This study has as main objective to know the relationship between occupational stress
and job satisfaction, as well as the moderating effect of the perception of organizational
support between these variables.
For this purpose, 204 employees belonging to 12 hotel units from three regions of
Portugal: Lisbon, Santarém and Madeira were requested. The data collection was performed
through a questionnaire composed of three scales and a personal data sheet.
The results obtained through linear regressions suggest a negative and significant
relationship between occupational stress and job satisfaction. However, although they do not
confirm the moderating role of the perception of organizational support in the suprareferenced connection, its relation with the variables under study is verified.
The conclusions of this investigation have practical implications that should be
included in human resources management, and it is important to underline the crucial role of
occupational stress in job satisfaction, as well as the relevance of organizational support that,
in the face of a highly complex context, minimizes the occupational stress experienced by
employees and increases their job satisfaction.