Título
Os efeitos das faultlines no desempenho e na satisfação das equipas de trabalho
Autor
Carvalho, Marisa Isabel Lopes
Resumo
pt
O presente estudo tem como objectivo contribuir para a explicação do funcionamento das
equipas de trabalho, analisando especificamente qual o contributo da diversidade no
desempenho e na satisfação das mesmas. Neste sentido, propomos uma nova medida de
análise da diversidade – as faultlines. Para esse efeito inquirimos os sujeitos acerca dos
atributos que consideram ser relevantes para caracterizar a sua equipa como diversa,
utilizando esses mesmos atributos para medir a diversidade, e não os apontados, a priori, pela
literatura.
A nossa amostra consistiu em 47 equipas de um laboratório de investigação. Os dados foram
recolhidos através da aplicação de um questionário individual e anónimo.
Os resultados demonstraram que, apesar dos atributos utilizados para medir a diversidade
serem evidenciados pelos próprios sujeitos, à excepção da faultline tempo de investigação,
nenhum dos restantes (idade, formação e habilitações) contribuiu significativamente para o
desempenho e satisfação das equipas de trabalho. Deste modo, concluímos que a faultline
tempo de investigação está directamente relacionada com o desempenho objectivo, que por
sua vez diz respeito à capacidade de submissão de publicações. Em suma, os presentes
resultados chamam a atenção dos investigadores para as características mais relevantes para a
tarefa, não colocando o foco da análise apenas no indivíduo.
en
The current study has the objective of contributing to the explanation of how work teams
actually function, analyzing specifically what is the contribute of diversity in their
performance and satisfaction. In this sense, we propose a new measure of diversity analysisthe
faultlines.
For this effect we have enquired individuals about the attributes their consider being relevant
in order to characterize a work team as diverse, using those same attributes to measure the
diversity, and not the ones pointed in first place by the literature.
Our sample consisted in 47 teams of an investigation laboratory. The data (information) was
obtained through the completion of an individual and anonymous form.
The results show that, despite the attributes used to measure the diversity were clearly
evidenced by the subjects (individuals), the only exception being the time of investigation
faultline, none of the remaining ( age, formation, academic qualifications) contributed
significantly to the performance and satisfaction of those work teams. This way, we have
concluded that the time of investigation faultline is directly related to the objective
performance, which also concerns the capability of submitting publications. Resuming, the
present results point the attention of investigators to the most relevant characteristics required
for a task, not focusing the analysis only on the individual