Título
As media relations em mega-eventos: um estudo de caso sobre as condições na Web Summit 2017
Autor
Costa, Maria Sara Rodrigues Dias
Resumo
pt
A cultura contemporânea tem assistido a múltiplos avanços e retrocessos, que carecem de uma constante
flexibilidade e adaptação. Nomeadamente, no ramo da comunicação e dos mass media, a indústria
assiste a uma alteração de paradigmas tanto ao nível dos produtores como dos consumidores. No âmbito
das organizações, gerir as relações com os seus diferentes públicos é um elemento fulcral, sendo que o
principal foco deste estudo são as relações com a imprensa. Utilizou-se o estudo de caso de um megaevento, a cimeira Web Summit, para perceber qual a opinião deste público específico, os media, sobre
as condições de trabalho que este género de evento oferece. O principal objetivo do estudo, para além
de querer dar voz a este público, foi traçar um paralelo entre aquilo que a literatura académica defendeu
ao longo das últimas décadas e analisar até que ponto essas estratégias ainda são praticáveis e
consideradas atuais. Ao conduzir uma investigação qualitativa, recorrendo à pesquisa de terreno e
realizando 58 entrevistas semi-estruturadas, chegou-se à conclusão de que, em termos gerais, apenas a
literatura académica mais recente consegue apresentar pormenores mais práticos sobre as media
relations, mas ainda assim raramente ajustados ao caso de mega-eventos. As entrevistas realizadas à
amostra por conveniência demonstraram um feedback genericamente positivo sobre diferentes aspetos
do evento, como as infraestruturas do espaço, a qualidade do catering, a media village adaptada às
necessidades tecnológicas e o potencial de conteúdo que conflui no mesmo evento. Porém, algumas
críticas construtivas também foram feitas e que se apresentam como boas sugestões para os profissionais
da área. Alguns exemplos são a hipótese de uma filtragem do conteúdo que é comunicado pré-evento,
com o propósito de facilitar a compreensão e estabelecer objetivos; o tamanho da media village ser
reconsiderado, assim como a partilha desse espaço com o catering; mais informação sobre startups; ou
ainda a criação de momentos de networking entre speakers e media.
en
Contemporary culture has been witnessing a variety of improvements and setbacks, who require of a
constant flexibility and adaptability. Specifically, in the communication and mass media field, the
industry regards a paradigm modification in both producers and consumers level, in result of a growing
participative culture. Within organizations, managing relationships with its different publics it is a
crucial step, and the main goal of this study are the relationship with the press. Through the case study
of a mega event, Web Summit, it was asked the media their opinion regarding the event working
conditions for them. The main goal of this investigation, besides intending to give a voice to this public,
it is to outline a parallel between what is proclaimed in the academic literature in the last decades and
analyse how far those strategies are still feasible and up-to-date. Leading a qualitative research, throughIII
fieldwork and making semi-structured interviews, the conclusion came that, in general terms, the newer
academic literature can indeed present details about practical media relations, however few regarding
mega-events. The media interviews made on the convenience sample, reveal a general positive feedback
about different aspects of the event, like the infrastructures of the venue, quality of the catering, media
village adapted to technological needs and the convergence of potential content in the event. However,
some constructive criticisms were made and presented as good suggestions for professionals of this area.
Some examples are the possible filter of the content communicated before the event, for better
comprehension and establishment of goals; reconsideration of media village size, as well as sharing that
area with catering service; more information about startups; or the creation of a networking event
between speakers and media.