Título
Ensino bilingue no 1º ciclo do ensino básico: experiência organizacional num colégio em Lisboa
Autor
Braz, Ana Mafalda Bernardo Duarte d´Almeida
Resumo
pt
O projeto em estudo surge como consequência de um outro (já desenhado pela
instituição em análise) e resulta de uma necessidade de desenvolver o ensino bilingue
no 1º ciclo do ensino básico de um Colégio em Lisboa.
O projeto pretende dar continuidade ao iniciado, abordando não só questões
pedagógicas como de gestão e administração. Este projeto objetiva a implementação do
ensino bilingue no 1º ciclo do ensino básico deste Colégio, seguindo as suas várias
fases: diagnóstico, plano de ação e a (preparação para a) avaliação. Propõe-se que as
mudanças afetas ao projeto não sejam tomadas por impulso mas que sejam pensadas e
desenhadas de acordo com os problemas levantados e de forma sustentada. A
metodologia utilizada assenta em vários instrumentos e estratégias de recolha de
informação – (questionários, análise SWOT, tabela de problemas e finalidades, focus
group) – e foi pensada de acordo com a realidade da instituição em análise,
pretendendo-se contribuir para ultrapassar os problemas existentes e criar possíveis
soluções.
en
This project emerges from another one (already designed by the school) and it is a result of a necessity of developing the bilingual education in the key stage 2 (1º ciclo do
Ensino Básico in Portugal) of a private school in Lisbon.
This project intends to continue the work that has been done by the school by
approaching not only pedagogical but also management and administration affairs. This
project seeks to implement the bilingual education in this school by following different
stages: diagnostic, planning and evaluation. In addition, it is required that the changes
related to the project shouldn´t be taken unreflectively but, on the contrary, taken in a
reasonably way by thinking and designing them according to the risen problems and
under a theoretical point of view. The used methodology – questionnaires, SWOT
analysis, problems and purposes chart, focus group, semi-directive interview – was
thought in consonance with the school reality and aspires to help it to overcome the currently problems and to create possible solutions.