Teses e dissertações

Mestrado
Arquitetura
Título

Projeto em Alenquer: reabilitar o lugar

Autor
Serpa, Flávio André de Garcia
Resumo
pt
Este trabalho foca-se na compreensão dos projetos de arquitetura por parte de pessoas que não estão familiarizadas com os métodos tradicionais de representação da arquitetura, nomeadamente desenhos técnicos, maquetas e imagens renderizadas por computador (renders). O objetivo principal do estudo é avaliar o nível de compreensão de um projeto por parte de um cliente quando confrontado com estes métodos tradicionais e comparando-o com um outro método que está a imergir, nomeadamente a Realidade Virtual Imersiva. Para se conseguirem tirar conclusões foram realizadas duas experiências com projetos e clientes reais. Para isso este trabalho contou com a parceria do atelier João Monteiro Arquitetos, da ADENE e do atelier Conceito arquitetos. Nas experiências realizadas apresentou-se um projeto de arquitetura através de dois métodos diferentes: i) método tradicional (plantas, cortes, alçados, renders e maquetas), ii) realidade virtual imersiva com um Head Mounted Display (Oculus Rift). Este teste foi repetido para dois projetos diferentes , cada um com um grupo de participantes diferente, sendo um dos grupos um casal que estava a ver o projeto da sua futura habitação e o outro um grupo de pessoas que estavam a ver um centro expositivo. Os participantes responderam a questionários ao longo da experiência de modo a aferir o nível de compreensão do projeto à medida que eram confrontados com diferentes modos de representação. Os resultados obtidos permitiram responder a perguntas colocadas durante o trabalho relativas à compreensão de projetos de arquitetura. Estes resultados confirmaram a hipótese levantada de que as pessoas não familiarizadas com a representação de arquitetura têm uma melhor e mais correta perceção do projeto quando o visualizam através da realidade virtual imersiva do que quando visualizam desenhos técnicos, renders e maquetas.
en
This work focuses on the understanding of architecture projects by people who are unfamiliar with traditional architectural representation methods, such as technical drawings, models and rendered images. The main objective of the study is to evaluate the level of understanding of a project by a client when confronted with these traditional methods and comparing it with another method that is immersing, namely Immersive Virtual Reality. In order to draw conclusions, two experiments with real projects and clients were carried out. For this, this work had the partnership of the studio João Monteiro Arquitetos, ADENE and the studio Conceito arquitetos. In the experiments carried out an architecture project was presented through two different methods: i) traditional method (plants, cuts, elevations, renders and scale models), ii) immersive virtual reality with a Head Mounted Display (Oculus Rift). This test was repeated for two different projects, each with a different group of participants, one of the groups being a couple who were watching the project of their future housing and the other a group of people who were seeing an exhibition center. Participants answered questionnaires throughout the experiment in order to compare the level of understanding of the project as they were confronted with different modes of representation. The results obtained allowed us to answer questions posed during the work related to the understanding of architecture projects. These results confirmed the hypothesis raised that people unfamiliar with architectural representation have a better and more correct perception of the project when they visualize it through virtual reality than when viewing technical drawings, renders and models.

Data

14-mar-2019

Palavras-chave

Portugal
Arquitetura
Trabalho de projeto
Realidade virtual
Virtual reality
Reabilitação de edifícios
Estudo comparado
Alenquer -- Lisboa
Architecture representation
Comparative experience
Head mounted display,
Immersive environments
Immersive virtual reality
Traditional methods
Understanding

Acesso

Acesso livre

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