Título
Projeto em Alenquer: reabilitar o lugar
Autor
Serpa, Flávio André de Garcia
Resumo
pt
Este trabalho foca-se na compreensão dos projetos de arquitetura por parte de pessoas que não estão
familiarizadas com os métodos tradicionais de representação da arquitetura, nomeadamente
desenhos técnicos, maquetas e imagens renderizadas por computador (renders). O objetivo principal
do estudo é avaliar o nível de compreensão de um projeto por parte de um cliente quando confrontado
com estes métodos tradicionais e comparando-o com um outro método que está a imergir,
nomeadamente a Realidade Virtual Imersiva.
Para se conseguirem tirar conclusões foram realizadas duas experiências com projetos e clientes reais.
Para isso este trabalho contou com a parceria do atelier João Monteiro Arquitetos, da ADENE e do
atelier Conceito arquitetos. Nas experiências realizadas apresentou-se um projeto de arquitetura
através de dois métodos diferentes: i) método tradicional (plantas, cortes, alçados, renders e
maquetas), ii) realidade virtual imersiva com um Head Mounted Display (Oculus Rift). Este teste foi
repetido para dois projetos diferentes , cada um com um grupo de participantes diferente, sendo um
dos grupos um casal que estava a ver o projeto da sua futura habitação e o outro um grupo de pessoas
que estavam a ver um centro expositivo. Os participantes responderam a questionários ao longo da
experiência de modo a aferir o nível de compreensão do projeto à medida que eram confrontados com
diferentes modos de representação.
Os resultados obtidos permitiram responder a perguntas colocadas durante o trabalho relativas à
compreensão de projetos de arquitetura. Estes resultados confirmaram a hipótese levantada de que
as pessoas não familiarizadas com a representação de arquitetura têm uma melhor e mais correta
perceção do projeto quando o visualizam através da realidade virtual imersiva do que quando
visualizam desenhos técnicos, renders e maquetas.
en
This work focuses on the understanding of architecture projects by people who are unfamiliar with
traditional architectural representation methods, such as technical drawings, models and rendered
images. The main objective of the study is to evaluate the level of understanding of a project by a client
when confronted with these traditional methods and comparing it with another method that is
immersing, namely Immersive Virtual Reality.
In order to draw conclusions, two experiments with real projects and clients were carried out. For this,
this work had the partnership of the studio João Monteiro Arquitetos, ADENE and the studio Conceito
arquitetos. In the experiments carried out an architecture project was presented through two different
methods: i) traditional method (plants, cuts, elevations, renders and scale models), ii) immersive
virtual reality with a Head Mounted Display (Oculus Rift). This test was repeated for two different
projects, each with a different group of participants, one of the groups being a couple who were
watching the project of their future housing and the other a group of people who were seeing an
exhibition center. Participants answered questionnaires throughout the experiment in order to
compare the level of understanding of the project as they were confronted with different modes of
representation.
The results obtained allowed us to answer questions posed during the work related to the
understanding of architecture projects. These results confirmed the hypothesis raised that people
unfamiliar with architectural representation have a better and more correct perception of the project
when they visualize it through virtual reality than when viewing technical drawings, renders and
models.