Título
Mobilidade pedonal: normalização, garantias e avaliação: estudo do caso aplicado à cidade de Ponta Delgada
Autor
Furtado, Bruno Alexandre Moniz
Resumo
pt
A qualidade dos espaços urbanos influencia diretamente a qualidade de vida das cidades,
o que torna importante a sua análise. Os percursos pedonais são precisamente um dos
instrumentos de expansão urbana que atuam na preservação dos espaços públicos,
influenciando diretamente a qualidade das cidades, pelo que devem ser pensados como
algo fundamental na dinamização e reabilitação urbana, sendo necessário criar redes
pedonais com os atributos que garantem o seu uso por todos os cidadãos.
Com o presente trabalho analisa-se os requisitos técnicos de uma rede pedonal de
qualidade, isto é, as formas de atuação nos diversos elementos que constituem uma
infraestrutura pedonal, como os passeios, as travessias pedonais, mobiliário urbano, entre
outros, de forma a permitir a acessibilidade a todos. Com o objetivo de analisar se as
caraterísticas físicas das infraestruturas pedonais localizadas na cidade de Ponta Delgada,
em específico no percurso da Rua Mãe de Deus, Rua Margarida de Chaves, Rua Dr.
Guilherme Poças, Rua Dr. Aristides de Mota e Rua D. João Francisco de Sousa, respeitam
as exigências do Decreto-Lei n. º163/2006, de 8 de agosto, efetuou-se um diagnóstico
recorrendo-se à análise da cartografia vetorial fornecida pela Câmara Municipal de Ponta
Delgada, na qual foi inserida a informação obtida através do trabalho de campo,
classificando-se o percurso consoante o nível de acessibilidade.
Da análise realizada, constatou-se a existência de infraestruturas pedonais inacessíveis.
Assim, para poder responder às necessidades dos peões, com foco nos indivíduos com mobilidade reduzida, é necessário desencadear-se processos que visem a requalificação
do ambiente urbano pedonal da cidade de Ponta Delgada de modo a possibilitar o aumento
dos níveis de conforto e de qualidade de vida dos cidadãos, bem como dos visitantes da
cidade, como por exemplo, alargando o espaço disponível para circular ao nível dos
passeios, implantando travessias acessíveis, removendo os obstáculos dos passeios, entre
outros.
en
The quality of urban spaces directly influences the quality of life of cities, which makes
their analysis important. The pedestrian paths are precisely one of the instruments of
urban expansion that act in the preservation of public spaces, directly influencing the
quality of the cities, reason why they must be thought like something fundamental in the
dynamization and urban rehabilitation, being necessary to create pedestrian nets with the
attributes that guarantee its use by all citizens.
The present work presents the technical requirements of a quality pedestrian network, that
is, the ways of acting in the various elements that constitute a pedestrian infrastructure,
such as sidewalks, pedestrian crossings, urban furniture, among others, in order to
accessibility to all. With the objective of analyzing whether the physical characteristics
of the pedestrian infrastructure located in the city of Ponta Delgada, specifically in the
route of the Mãe de Deus Street, Margarida de Chaves Street, Dr. Guilherme Poças Street,
Dr. Aristides de Mota Street and D. João Francisco de Sousa Street, respect the
requirements of Decree-Law no. º 163/2006, of August 8, a diagnosis was made using the
analysis of the vector cartography provided by the City Council of Ponta Delgada, in
which the information obtained through the field work was inserted, classifying the course
according to the level of accessibility.
From the analysis performed, it was verified the existence of inaccessible pedestrian
infrastructures. In order to respond to the needs of pedestrians, focusing on individuals with reduced mobility, it is necessary to initiate processes aimed at requalifying the urban
pedestrian environment of the city of Ponta Delgada in order to increase comfort levels
and quality of life of citizens as well as visitors to the city, for example, by extending the
space available to circulate at the level of the tours, implementing accessible crossings,
removing obstacles from the walks, among others.