Título
Estudo acompanhado de um projeto educativo: projeto Nine To Five do Colégio Pedro Arrupe em Lisboa
Autor
Vela, Alexandra Raquel Manhãs Fortunato
Resumo
pt
A presente dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Educação e
Sociedade, acompanhou a implementação de um projeto educativo piloto no Colégio
Pedro Arrupe em Lisboa no ano letivo de 2017/2018.
Quisemos perceber se os objetivos do projeto foram atingidos de acordo com as
perspetivas dos seus agentes educativos mais diretos, os alunos e os professores. Será
que o aluno foi transferido para o protagonismo da aula num papel mais ativo,
participativo, crítico e responsável? Terá conseguido desenvolver o trabalho
colaborativo através dos diversos projetos elaborados ao longo do ano letivo ou
demonstrou alguma dificuldade? Terão sido as novas tecnologias ferramentas úteis no
bom funcionamento das aulas ou a utilização dos manuais escolares ainda se considera
imprescindível? Por outro lado, a relação entre várias disciplinas será um ponto a ter em
conta para a construção do conhecimento?
Apresentamos uma breve história do colégio e da linha pedagógica que é
seguida, assim como do projeto Nine To Five.
Como forma de dar respostas às questões colocadas realizámos um inquérito
aos alunos e entrevistas aos professores. Os dados foram analisados com recurso à
metodologia apresentada, mas também da informação recolhida através da observação.
Os resultados refletem o sucesso do projeto, no entanto conduzem à
necessidade de outros estudos devido a algumas instabilidades no decorrer do presente
estudo.
en
The present dissertation, carried out within the scope of the Master in Education
and Society, accompanied the implementation of a pilot educational project at the Pedro
Arrupe College in Lisbon in the academic year 2017/2018.
We wanted to see if the project objectives were achieved according to the perspectives
of its most direct educational agents, students and teachers. Has the student been
transferred to the role of the class in a more active, participatory, critical and responsible
role? Have they been able to develop the collaborative work through the various projects
developed during the school year or did they show any difficulties? Have the new
technologies been useful tools in the proper functioning of the classes or is the use of
school textbooks still considered essential? On the other hand, the relation between
several disciplines will be a point to take into account for the construction of knowledge?
We present a brief history of the college and the pedagogical line followed, as
well as the Nine To Five project.
As a way of answering the questions raised, we conducted a survey of students
and interviews with teachers. Data were analyzed using the methodology presented, but
also the information collected through observation.
The results reflect the success of the project, but lead to the need for other studies
due to some instabilities in the course of the present study.