Título
Sistema de gestão de performance e desempenho numa consultora de engenharia
Autor
Barbosa, Miguel Bruno Valongo Pimenta
Resumo
pt
No atual panorama nacional e internacional onde se experiência uma constante instabilidade
nos mercados, muitas organizações sentem-se compelidas em criar melhores estratégias para
se manterem competitivas e rentáveis. Neste contexto uma das suas maiores valias são as
suas pessoas. Desta forma, o definir processo, alinhar estratégias e medir o desempenho
torna-se vital para uma tomada de decisão mais assertiva.
Assim, o objeto central deste trabalho é conceber um modelo de gestão de performance e de
desempenho que faculte à gestão de topo um maior alinhamento estratégico assim como,
potenciar o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, ajudando assim a
Prospectiva, S.A, Consultora de Serviços de Engenharia que é, a continuar a prestar um
serviço de excelência aos seus clientes.
Com este trabalho foram elaborados um BSC Corporativo e outros dois departamentais que
servirão como modelos experimentais visando futuramente a aplicação a toda a organização.
Por outro lado, também foram desenvolvidos os perfis profissionais, assim como, um manual
de gestão e avaliação de desempenho que servirão de apoio ao modelo de gestão e avaliação
de desempenho, incluindo as respetivas fichas de avaliação e de desenvolvimento pessoal.
Como principal resultado obtém-se um conjunto de ferramentas que permitirão o
alinhamento estratégico entre a organização, os departamentos e as pessoas.
en
In the current national and international scenario where, market instability is a constant, many
organizations feel compelled to create better strategies to remain competitive and profitable.
In this context one of their greatest assets are their people. Thus, defining the process,
aligning strategies and measuring performance becomes vital for a more assertive decision-making.
Therefore, the main goal of this work was to design a performance management and appraisal
model that would enable top management to achieve greater strategic alignment as well as to
boost the professional development of its employees, thus helping Prospectiva, SA, as an
Engineering Services Consulting Company that is, to continue to provide a service of
excellence to its clients.
With this project a Corporate, as well as two departmental BSC were developed in order to
serve as experimental model. The objective being that in future it will be applied to the whole
organization. In addition, professional profiles were also developed, as well as a performance
management manual that will support the performance management and appraisal model,
including the respective evaluation and personal development sheets.
What is obtained as main result, is a set of tools that will allow the strategic alignment among
the organization, the departments and the people.