Título
Imprensa e identidade nacional: a seleção portuguesa de futebol no Euro 2016
Autor
Barrocas, Filipe Duarte
Resumo
pt
A investigação em estudo assenta na problemática sobre as questões de identidade nacional no
seu nível mais banal e quotidiano, através da cobertura da Seleção Nacional de Futebol na
imprensa. O futebol, estando fortemente presente na vida social dos portugueses, é visto como
um fenómeno de massas que ultrapassa o campo de jogo. Neste sentido, a Seleção Nacional
funciona como um elemento de união e orgulho nacionais, contribuindo para a identidade
nacional dos portugueses. Os grandes eventos desportivos são encarados como a maior
plataforma para as demonstrações de identidade nacional e patriotismo no futebol. O Euro 2016
não foi exceção, e a vitória da Seleção carece de um estudo que se incida nas manifestações de
identidade nacional nesta competição. Em primeiro lugar, o trabalho passa por uma abordagem
teórica ao conceito de identidade nacional e seus conceitos adjacentes. Em segundo lugar, pela
transposição do jogo do futebol para a vida social, bem como a visualização deste desporto
como um fenómeno mediático, potenciado através de grandes eventos desportivos. Por último,
o trabalho empírico centrar-se-á numa análise de conteúdo, de modo a estudar a possível
presença de manifestações de identidade nacional na imprensa, observando a Seleção como um
motivo de orgulho e prestígio nacionais, mediante a sua presença numa grande competição
desportiva (Euro 2016), caracterizada pelo confronto e disputada entre diferentes símbolos
nacionais.
en
The reasearch under study is based on the problematic on issues of national identity in its banal
and everyday level, through the press coverage of the Portuguese National Football Team.
Football, being highly present in the social life of the portuguese people, is seen as a mass
phenomenon that surpasses the playing field. In this sense, the National Team functions as an
element of pride and national union, contributing to the national identity of the portuguese.
Major sporting events are viewed as the biggest platform for demonstrations of national identity
and patriotism in football. The Euro 2016 was no exception, and the National Team’s victory
is lacking of a study that focuses on the manifestations of national identity in this competition.
First of all, the work goes through a theoretical approach to the concept of national identity and
its adjacent concepts. Secondly, through the transposition of the game of football into social
life, as well as the visualization of this sport as a media phenomenon, boosted through major
sporting events. Finally, the empirical work will focus on a content analysis, in order to study
the possible presence of national identity manifestations in the press, viewing the National
Team as a reason for pride and national prestige, through its presence in a major competition
(Euro 2016), characterized by confrontation and disputed between diferent national symbols.