Título
Gestão do conhecimento e sindicalismo: estudo de caso no setor segurador em Portugal
Autor
Sousa, Daniela Filipa Pereira de
Resumo
pt
Num ambiente em rápidas mudanças, nomeadamente com novas formas de competição,
globalização dos mercados, avanços tecnológicos e alterações que afetam a força de trabalho,
a gestão do conhecimento assume um papel importante.
Neste contexto, o conhecimento deve ser aperfeiçoado constantemente, facilitando a
partilha e divulgação do mesmo, de modo a potenciar os benefícios por ele criados e facilitando
a mudança no seio das organizações.
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar se os Sindicatos utilizam
práticas de gestão do conhecimento e que práticas são utilizadas na relação entre os Sindicatos
e os trabalhadores.
Trata-se de um estudo de cariz qualitativo que incidiu sobre os trabalhadores da
atividade seguradora, na situação de Sindicalizados.
Os dados recolhidos e os respetivos resultados mostram que os Sindicatos utilizam
algumas práticas de gestão do conhecimento, tais como a realização de eventos informais onde
se verifica a troca de conhecimentos, realização de reuniões entre membros do Sindicato e
Sindicalizados e utilização de E-mail, Website, blog e redes sociais, para disseminação do
conhecimento, utilizando assim a tecnologia como facilitador do conhecimento.
en
In an environment where rapid change, particularly with new forms of competition,
markets’ globalization, technological advances and changes affecting the labour force,
knowledge management plays an important role.
In this context, knowledge must be constantly improved, facilitating its sharing and
dissemination, in order to enhance the benefits it creates and support change within
organizations.
This study was conducted in order to examine if the unions use practices of knowledge
management and what practices are used in the relationship between the unions and the
workers.
This is a qualitative study that focused on the workers of the insurance activity, which
are unionized.
The data collected and their results show that the Trade Unions use some practices of
knowledge management such as the implementation of informal events where knowledge is
exchanged, meetings between union officers and union members and use of e-mail, website,
blog and social networks, to disseminate knowledge, thus using technology as a facilitator of
knowledge.