Título
Gestão do conhecimento: estudo de caso da indústria brasileira na externalização do conhecimento tácito
Autor
Martins, Afonso de Ligório
Resumo
pt
A Gestão do Conhecimento vem sendo cada vez mais discutida e aprimorada nas
organizações de médio e grande porte e, com essa nova cultura, consegue-se diminuir os
gastos em produtos e serviços. As organizações começam a investir em capital intelectual,
melhor custo-beneficio e buscando vantagem competitiva no mercado em que atuam,
sendo que o maior capital que uma organização possui, é o conhecimento de seus
colaboradores. As empresas devem entender que o conhecimento tornou-se um ativo muito
importante, por ser a principal matéria-prima com a qual todas trabalham. A partir deste
entendimento, é possível observar o quanto é mais valioso e poderoso do que qualquer
outro ativo físico ou financeiro.
A aplicação de métodos para transferência de conhecimento tácito em conhecimento
explícito será focado especificamente em processos organizacionais, rotinas e atividades
administrativas, práticas e normas na área produtiva, com o objetivo de identificar os
impactos e a aplicação de métodos nas organizações pesquisadas desta passagem de
conhecimento.
Neste estudo de caso, utilizaremos uma entrevista estruturada, aplicada diretamente à
vários funcionários de empresas multinacionais e nacionais, com o intuito de fazer uma
análise crítica, buscando a percepção em relação a Gestão do Conhecimento, sejam tácitos
ou explícitos, efetuando uma compilação para determinar os pontos relevantes dos
métodos necessários nesta externalização. Com isso, obter insumos e argumentos
necessários, e mostrar os principais benefícios usufruídos pelas Indústrias entrevistadas,
identificando as ações da gestão de conhecimento que influenciam na capacidade de uma
organização de gerar um ambiente propício à implementação de soluções tecnológicas
(busca de criatividade) e solução de problemas, conduzindo iniciativas estratégicas na vida
real e com potencialidade de implementação no Grupo Essilor Brasil, que é a empresa foco
do estudo de caso.
en
Knowledge management has been increasingly discussed and improved in medium and
large organizations, and with this new culture, knowledge management can reduce the cost
of products and services. Organizations begin to invest in intellectual capital, better costbenefit
and to seek competitive advantage in the market which they operate. The largest
capital of an organization is the knowledge of its employees. Therefore, companies must
understand that knowledge has become a very important asset, as it is the main raw
material which they all work with. From this understanding, it is possible to observe how
much more value and power it addes compare to any other physical or financial asset.
The application of methods for transferring tacit knowledge into explicit knowledge will
focus specifically on organizational processes, routines and administrative activities,
practices and norms in the productive area, with the objective of identifying the impacts
and the application of methods in the organizations researched in this share of knowledge .
In this case study, we will use a structured interview, applied directly to several employees
of large multinational and national companies, with the purpose of doing a critical
analysis, seeking the perception about knowledge management, whether tacit or explicit,
performing a compilation to determine the relevant points of the methods required in this
externalization. In order to, to obtain necessary inputs and arguments, and to show the
main benefits pointed by the industries interviewed, identifying the actions of the
knowledge management that influence the capacity of an organization to generate an
environment conducive to the implementation of technological solutions (search for
creativity) and solution of real-life strategic initiatives with implementation potential in the
Essilor Brasil Group, which is the focus of this case study.