Título
The role of attention and emotional responses on online retargeting campaigns
Autor
Rodrigues, Tomás Marques da Costa Góis
Resumo
pt
O retargeting consiste em comunicar directamente com consumidores que já tenham estado
em contacto com a marca - porque visitaram o website anteriormente ou porque clicaram
num anúncio da marca. Apesar de se saber que as pessoas tendem a evitar os anúncios, o
retargeting tem provado ser um método muito bem-sucedido para trazer de volta
consumidores que não chegaram a finalizar uma compra, ou que simplesmente mostraram
interesse na marca anteriormente. É também sabido que a atenção e as emoções têm um papel
muito importante na definição da maneira como as pessoas reagem à publicidade e do modo
como percepcionam as marcas que comunicam consigo. Tendo isto em consideração, o
presente estudo lança a hipótese de que anúncios retargeted recebem níveis mais elevados de
atenção que anúncios targeted ou genéricos. Da mesma forma, é proposta a hipótese de que
os anúncios retargeted induzem níveis mais positivos de emoções, quando comparados com
os restantes tipos.
Uma experiência de dois dias foi criada de modo a simular um processo de decisão de
compra incompleto. Os participantes não finalizavam a compra de um produto que escolhiam
como o seu desejo, de modo a que alguns dias depois esse mesmo produto aparecesse num
anúncio num blog, entre os outros tipos de anúncios. Desta forma, foi possível estudar as
reações dos participantes aos diferentes tipos de publicidade - retargeted, targeted e genérico - mas também estudar o modo como os anúncios retargeted influenciam a intenção de
compra, intenção de revisita e intenção de recomendação. Este estudo permitiu concluir que
os anúncios retargeted têm genericamente melhores níveis de atenção que os restantes tipos
de anúncio. Também foi possível perceber que a publicidade retargeted tem uma relação
direta positiva com a intenção de revisita, e uma relação indirecta positiva com a intenção de
compra e de recomendação - ambas mediadas pela intenção de revisita.
en
Retargeting consists of communicating towards consumers that have already been in contact
with a brand - because they visited the website or clicked on an advert, for example.
Although nowadays people tend to avoid advertising, retargeting has proven to be a very
successful method for bringing back consumers that did not conclude a purchase or simply
people that showed previous interest in a brand.
Also, it is known that attention and emotions play a big role in how people react to
advertising and how they perceive the brands that communicate with them. Bearing this in
mind, this study hypothesizes that retargeted advertising gets higher levels of attention than
either generic or targeted advertising. In the same way, it is proposed that retargeted
advertising induces higher levels of positive emotions than the other types of advertising.
In order to study such topic, a two-day experiment was created to simulate a decision-making
process. Participants were exposed to products but did not finish a purchase of their choice on
day one, only to see it advertised on a blog a few days later, among other types of advertising.
This way, it was possible to study participant’s reactions to different types of advertising - retargeted, targeted and generic - on a longitudinal study and how retargeted adverts impact their intention to revisit the website, purchase and recommend. This study shows that retargeted advertising gets higher levels of attention than the other two types of ads. Also, it was possible to understand that retargeted advertising has a positive direct relationship with intention to revisit, and a positive indirect relationship with intention to purchase and
intention to recommend, both mediated by intention to revisit.