Título
Teste de inteligência D35 e testes de atenção e aptidão perceptiva, QL e TP: construção de normas, validação e análise de itens
Autor
Leitão, Raquel Martins Gingeira Frade
Resumo
pt
Hoje em dia, os testes psicológicos, como o TP, o QL e o D-35 desempenham um papel
fundamental nos processos de selecção. A utilização de instrumentos actualizados e válidos é
uma obrigação ética de qualquer organização que vise proporcionar qualidade e prestígio
através do trabalho dos seus funcionários. Os objectivos deste trabalho são: a construção de
normas actualizadas e adaptadas a uma população especifica e a análise de validade de
constructo dos três testes em estudo e a análise de itens do teste de inteligência. Os dados
recolhidos são referentes a uma amostra de 1100 pessoas (493 mulheres e 607 homens), com
idades compreendidas entre 18 e 65 anos, com diferentes níveis de habilitações (124 têm
habilitações ao nível do 9º ano ou inferior, 511 têm entre o 10º e o 12º ano de escolaridade,
inclusive, e 465 frequentam o ensino superior universitário ou já possuem um grau
universitários). Os dados analisados dizem respeito aos anos de 2007 e 2008 e abrangem
todas as áreas da organização analisada chamada TAP Portugal. Os resultados deste trabalho
mostram que as normas recém-criadas ajudam a empresa a melhorar a selecção de pessoal
adequado e qualificado. Mostram também que existe uma validade convergente entre os dois
testes de atenção e discriminante destes com o de inteligência. E finalmente, com a análise de
itens, é possível realizar uma proposta de alteração do teste D-35 a fim de obter resultados
mais precisos.
en
Nowadays psychological tests like the TP, QL and D-35 play a key role in employee selection
processes. The use of valid and up to date instruments is an ethical obligation of any
organization that aims at delivering quality and prestige through the work of its staff. The
aims of this study are: building updated and adapted norms to a specific population, analysing
the construct validity for all three tests, and establishing an analysis of items of the
intelligence test (D-35). The sample population consists of 1100 people (493 females and 607
males) aged between 18 and 65 years with different education levels (124 reached
qualifications after the 9th grade or less, 511 obtained 10 to 12 years of education, and 465
are attending higher education colleges or already obtained a university degree). The data was
collected in the years 2007 and 2008 and covers all departments of the analyzed organisation
named TAP Portugal. The results of this study show that the newly established standards help
the company to better select adequate and qualified staff. They also demonstrate that there is a
convergent validity between the two tests of attention and a divergent between them and the
intelligence test. Finally, this study proposes an amendment of the D-35 test in order to
achieve more accurate results.