Título
The relation between the music festival brand equity and the intention to visit the host city: the cases of Eurovision & NOS Alive in Lisbon
Autor
Tavares, Carlota Maria de Matos Taquenho Galiano
Resumo
pt
Festivais, e eventos em geral, aumentam a atratividade do turismo, motivando as pessoas a
visitar as cidades que os recebem. A literatura existente mostra a influencia dos festivais de
música no turismo, mas não a diferença desse impacto relacionando um festival permanente
com um ocasional. As questões de pesquisa são: Será diferente o impacto do festival na cidade
que o recebe, consoante é permanente ou ocasional? Será que o seu brand equity influencia o
turismo na cidade que o recebe?
Pela 1ª vez, Lisboa recebeu o festival da Eurovisão, um festival ocasional, realizado a cada
ano num país diferente. O NOS Alive, é um famoso festival de música que acontece em
Lisboa, todos os anos. Este estudo pretende perceber o perfil dos visitantes, as suas
motivações e os padrões de visita e assim, analisar o impacto destes mega festivais no turismo
de Lisboa. Um único questionário foi criado e submetido aos participantes estrangeiros de
cada festival.
Comparando os festivais, seis hipóteses se definiram e se testaram pelo coeficiente de
correlação de Pearson. Em geral, os resultados são diferentes para cada festival, diferindo a
relação entre o modelo de constructos e o tipo de festival, ocasional vs. permanente. Uma
hipótese não é verificada para os dois festivais, a H2: “A familiaridade com a cidade de destino
está relacionada com a ligação à cidade de destino”. Duas hipóteses são parcialmente
verificadas para os dois festivais: H1: “O brand equity do festival está relacionado com a ligação
à cidade de destino”; H5 “A ligação à cidade de destino está relacionada com a intenção de
visitar a cidade”.
en
Festivals, and events in general, increase the appeal of tourism, motivating people to visit the
host cities. Literature shows the influence music festivals have on tourism, but not how it
impacts a permanent vs. an occasional event differently. The research questions are: Is different
the impact of the festival on the host city, according to be a permanent or occasional one? Does
each festival brand equity influence the host city tourism?
For the first time ever, Lisbon hosted the Eurovision Song Festival, an annual festival which
is hosted by a different country each year. NOS Alive is a famous music Festival held in
Lisbon every year. This study aims to understand the visitors’ profile, their motivation and
visiting patterns, as well as to analyze the impact of these mega festivals on tourism in
Lisbon. A unique questionnaire was designed and submitted to a convenient sample of each
festival’s international participants.
The research model defines six comparative hypotheses for both Festivals using the Pearson
correlation coefficient. and the relationships among the model constructs are different
according to the festival type, i.e, occasional vs permanent festivals. One hypothesis was not
confirmed for both Festivals, H2: “Host city familiarity is related to the attachment to the host
city”. Two hypotheses were partially verified for both festivals: H1: “Festival brand equity is
related to the attachment to the host city”; H5: “The attachment to the host city is related to
the intention to visit the city”.