Título
A importância do elogio nas emoções, motivação intrínseca e criatividade de crianças em idade escolar
Autor
Bispo, Ana Rosa de Noronha da Costa
Resumo
pt
O presente estudo procurou compreender os efeitos do elogio na criatividade. Foram
analisadas variáveis como os estados afetivos (positivos e negativos), o orgulho (geral, autêntico
ou arrogante), o fluxo emocional e a motivação intrínseca. Cinquenta alunos dos 7.º e 8.º anos de
escolaridade de uma escola pública portuguesa realizaram o teste de criatividade TCT-DP e
foram sujeitos, de forma aleatória, a uma de três condições experimentais: "elogio ao talento",
"elogio ao empenho", "sem elogio". Também o tempo foi avaliado como uma medida
comportamental de interesse pela tarefa e aparece associado positivamente ao pensamento não
convencional e ao "score" total do teste de criatividade; a motivação intrínseca aparece associada
positivamente ao "flow" e ao orgulho autêntico; a idade dos participantes aparece associada
negativamente ao afeto positivo, orgulho autêntico e às dimensões de competência percebida e
esforço/interesse da motivação intrínseca.
en
The present study aimed to understand the effects of praise on creativity. Variables such
as emotions (positive and negative), pride (general, authentic, and hubristic)flow, and intrinsic
motivation were analized. Seventh- and eighth-grade students (n=50) in a Portuguese public
school performed the TCT-DP creativity test and were randomly assigned to one of three
experimental conditions: "praise for talent", "praise for effort", "no praise". The results indicated
that there were no differences between groups. Also the time was evaluated as a behavioral
measure of interest for the task is positively related with the unconventional thinking and the
total score of the TCT-DP; intrinsic motivation is positively related with flow and authentic
pride; the age of the participants is negatively related with positive affect, authentic pride, and
the dimensions of the intrinsic motivation.