Título
Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações
Autor
Ramos, Ana Filipa Fazendeiro do Lumiar
Resumo
pt
Portugal tem vindo a deparar-se nos últimos anos com o desafio de alcançar e
manter um crescimento económico sustentado. Os sectores agro-alimentar e florestal
podem vir a ter um papel de extrema importância na concretização desse objetivo,
contribuindo para o crescimento do valor acrescentado nacional de forma economicamente
competitiva e ambientalmente sustentável. É neste contexto que surge este projeto que tem
como elemento principal o Medronho – fruto com um carisma especial em Portugal e com
enormes potencialidades.
Foi elaborado este Plano de Negócio, enquanto ferramenta de Gestão, para
estruturação da ideia, conjugando-a com criação de valor para o cliente e com a avaliação
da viabilidade do negócio de uma perspetiva económica e financeira. O negócio em análise
consiste na plantação de medronheiros e exploração do fruto para diferentes aplicações,
nomeadamente para produção de fruta desidratada, polpa e aguardente.
Para a concretização deste objetivo, o desenvolvimento do plano de negócio teve
início com uma revisão da literatura nas temáticas consideradas relevantes para
contextualizar o projeto e servir de suporte às decisões a tomar nas fases seguintes do
trabalho.
De seguida, foi realizado o diagnóstico externo e interno do negócio que permitiu
conhecer as forças e fraquezas do mesmo e as oportunidades e ameaças da sua envolvente
tendo em vista a definição da estratégia de desenvolvimento, com a formulação da
estratégia de negócio nas suas diversas componentes.
Foram definidas políticas de implementação que incluíram a definição do plano de
marketing, deixando subjacente a necessidade de definir uma marca para os produtos
seleccionados. Por fim, e de acordo com as políticas de implementação, foram
estabelecidas as estimativas de custo do projeto que fundamentaram a avaliação económica
e financeira do negócio e a consequente análise de viabilidade.
en
Over the last years, Portugal has been facing a challenge to achieve and maintain
the sustained economic growth. It is considered that the agro-food and forest sectors may
have an extremely important role to the achievement of that objective by contributing to
the growth of national added value in an economically competitive and environmentally
sustainable way. This project is created in this context and has, as its main element, the
fruit of Arbutus unedo (strawberry tree) – a charismatic fruit in Portugal with enormous
potentialities.
This business plan was created as a management tool to structure the idea, to create
value to the client and to evaluate the economic and financial viability of the business. It
considers the implementation of strawberry trees plantation and the use of the fruit to
different purposes, namely, production of dehydrated fruit, pulp and distillate.
To achieve this objective, this business plan started with the literature review
regarding the relevant concepts to contextualize the project and to support the decisions to
be taken afterwards.
Then, the external and internal diagnosis of the business has been performed to
provide knowledge on its strengths and weaknesses and opportunities and threats of the
environment. This allowed the definition of the development strategy that included the
business strategy formulation in all different components.
The implementation policies have been defined, as well. They included the
marketing plan and they revealed the need of a brand for the selected products. Finally, and
in accordance with the implementation policies, the estimated costs of the project were
determined and supported the economic and financial evaluation of the business and
consequently the correspondent viability analysis.