Título
Plano de negócios: Bohemio da Ribeira
Autor
Alves, Maria Leonor de Matos
Resumo
pt
A presente dissertação, apresentada sob forma de plano de negócios, tem como principais
objetivos a análise da viabilidade económica e financeira da abertura de um restaurante e
bar no centro da cidade de Lisboa, o Bohemio da Ribeira, assim como a elaboração da
estratégia a implementar.
O aumento exponencial do turismo em Portugal nos últimos anos – especialmente na
capital – e a vinda de uma fase mais estável na economia portuguesa, contribuíram para
a decisão dos dois sócios da empresa em estudo: pôr finalmente em prática um sonho já
antigo, a abertura de um restaurante boémio e acolhedor em que os clientes pudessem
desfrutar de diferentes pratos e "cocktails".
Neste trabalho, a fim de se alcançar os principais objetivos do mesmo, procedeu-se à
realização da análise de mercado, tanto a nível contextual como transacional, executouse também análise interna da empresa, assim como a análise competitiva e estratégica.
Foram ainda elaboradas a revisão de literatura, fundamentada em diversas abordagens e
ferramentas de gestão, defendidas e debatidas por diferentes autores ao longo dos anos; a
apresentação da ideia de negócio; a caracterização da atividade do setor em causa; a
localização do restaurante e bar e a formulação e implementação da estratégia.
No que diz respeito à avaliação financeira, realizou-se o estudo para cinco anos de
exploração onde se permitiu aferir a viabilidade do projeto.
en
The present thesis introduced as a business plan aims to analyse the economic and
financial viability of opening a restaurant and bar in the city center of Lisbon, the
Bohemio da Ribeira, as well as the definition of the strategy to be implemented.
The exponential turism growth in Portugal in recent years – especially in the capital – and
also the evolution of the portuguese economy contributed to the decision of the two
partners of this company to finally put into action and old dream of a bohemian and cozy
restaurant where customers could enjoy different dishes and cocktails.
In this work, in order to reach the main objectives these actions had to be taken into
consideration: a market analysis, both contextual and transactional; an internal analysis
of the company; a competitive and strategic analysis; as literature review based on several
perspectives and management tools defended and debated by different authors over the
years; the presentation of the business idea; the characterization of the sector; the location
of the restaurant and the formulation and implementation of the strategy.
After the financial evaluation for five years of operation it was concluded that the project
is viable.