Título
Sistema de gestão ambiental no ensino superior: Análise de impacte ambiental da Ala Autónoma do Instituto Superior de Lisboa (ISCTE-IUL)
Autor
Forte, João Pedro Panagassi
Resumo
pt
A presente dissertação centra-se na criação de um modelo de análise de impacte ambiental e
sua aplicação nos espaços da Ala Autónoma do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Procuramos através do processo investigativo identificar os possíveis impactes que eram
considerados significativos na instituição, mensura-los de maneira que sejam analisados pelo
mesmo método.
A investigação baseou-se numa metodologia qualitativa e quantitativa, sendo a primeira mais
significativa. O objetivo geral era descobrir qual dos espaços da área de estudo poderia ser
considerado o de maior impacte de acordo com o modelo de análise elaborado.
Através dos resultados permitiu-se verificar que os espaços da Ala Autónoma, em sua maioria,
são negativamente impactes em praticamente todos os cenários analisados, sendo apenas alguns
deles considerados positivamente impactantes. Além disto, o estudo mostrou que o
investimento em minimização de impactes é importante, já que o resultado obtido quando
analisou-se um cenário energético que inclui instalação de captação de energia renovável em
comparação com os demais é o mais promissor de todos.
Conclui-se que as próximas ações voltadas para a sustentabilidade que o Instituto deverá tomar
precisarão levar em consideração diferentes aspectos da área da sustentabilidade e que os
espaços com impactes mais ambientalmente significantes, as Salas Comuns e de Aula, precisam
de atenção diferenciada, visto seu Impacte Final (IF) elevado.
en
This dissertation focus in the creation of a environmental impact analysis model and its
application at the Ala Autonoma’s spaces at University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL). It
searched through the investigative process to identify the possible impacts which were
considered significants at the institution, measure them in a way that they are analysed by the
same methodology.
This investigation based itself in a qualitative and quantitave methodology; the qualitative is
the most significant in the process. The main goal was finding out which spaces of the study
area could be considered the most impacting according with the methodology. Through the
results, it was possible to verify that the Ala Autonoma’s spaces, mostly, are negatively
impacting in almost all the scenarios, being just in some spaces considered positive.
Additionally, the study showed that the investment in minimizing the negative impacts is really
important, since the results obtained when the installation of renewable energy collection was
analysed were the most promising of all of them.
It may be concluded that the next actions towards sustainability that the Institute will have to
take will need to consider the different aspects of the sustainability and the spaces with
significant environmental impacts, "The Office rooms" and the "Classrooms" will need more
attention, because of the high "IF" value (final impact).