Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

Entrepreneurial demands and affect oscillation: The moderator effect of empowering leadership

Autor
Andrade, Sara Almeida Filipe Marques de
Resumo
pt
Nas últimas décadas a natureza do trabalho e forma como os indivíduos vivem a experiência de ser colaborador tem mudado drasticamente. Novas empresas surgem, as culturas organizacionais transformam-se e o contexto de empreendedorismo tornou-se um âmbito de pesquisa interessante para diversas áreas académicas. Tendo em consideração a volatilidade e imprevisibilidade dos novos negócios tecnológicos, quem trabalha em "startups" lida com exigências de trabalho únicas, comparadas com funcionários de empresas normais. A necessidade de estar disponível 24/7, responsabilidades acrescidas e capacidade de lidar com o risco e incerteza são características desafiantes que estes trabalhadores - desde fundadores a colaboradores - têm de lidar no seu quotidiano. Este cenário torna o contexto empreendedor uma montanha-russa de emoções, onde os indivíduos conseguem facilmente passar de um estado afetivo para o outro no mesmo espaço temporal, devido aos eventos do ambiente de trabalho. Para maximizar eficiência e economizar recursos, estas empresas estão a tornar as suas estruturas hierárquicas mais planas e assim expandir responsabilidades pelos trabalhadores. A "empowering leadership" assume um papel fundamental na forma como os trabalhadores de "startups" experienciam a afetividade neste contexto. Através de um estudo realizado com 180 funcionários de startups em Portugal, descobrimos que na presença de elevados níveis de "entrepreneurial demands", as emoções dos funcionários tendem a oscilar mais. O comportamento dos líderes é um elemento-chave para a presença de oscilação emocional, dado que estas exigências estão apenas relacionadas com a oscilação do afeto quando os funcionários alegam que os seus líderes demonstram níveis médios ou altos de "empowering leadership".
en
Over the last decades, the nature of work and how individuals live their employee experience have been dramatically changing. New firms are rising, organizational cultures are shifting, and so the entrepreneurial context has become an interesting research scope for different academic areas. Considering the volatility and unpredictability of new-born technological business ventures, startup workers are considered to deal with unique job demands compared with regular employees. A need to be available 24/7, higher responsibilities and ability to deal with risk and uncertainty are challenging features that these employees – from founders to workers- must cope with in their daily lives. This setting converts the entrepreneurial context into an emotional roller coaster, where individuals can easily move from one core affective state to the other in the same temporal moment, triggered by events at the workplace. To maximize efficiency and save resources, these organizations are flattening hierarchies and expanding responsibilities to the employees. Empowering leadership assumes here a main role in how startup workers experience affectivity in this context. By conducting a study among 180 startup workers in Portugal, we found that in the presence of elevated levels of entrepreneurial demands, employees’ emotions at work tend to oscillate more. Leader’s behaviour is a key element for the presence of affect oscillation, since these demands were only related to affect oscillation when employees reported their leaders as having average or high levels of empowering leadership.

Data

18-jul-2019

Palavras-chave

Portugal
Liderança
Gestão de recursos humanos
Empreendedorismo
Startup
Emoção
Entrepreneurial context
Empowering leadership
Afeto
Affect oscillation
Entrepreneurial demands

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo