Título
Entrepreneurial demands and affect oscillation: The moderator effect of empowering leadership
Autor
Andrade, Sara Almeida Filipe Marques de
Resumo
pt
Nas últimas décadas a natureza do trabalho e forma como os indivíduos
vivem a experiência de ser colaborador tem mudado drasticamente. Novas
empresas surgem, as culturas organizacionais transformam-se e o contexto de
empreendedorismo tornou-se um âmbito de pesquisa interessante para diversas
áreas académicas. Tendo em consideração a volatilidade e imprevisibilidade dos
novos negócios tecnológicos, quem trabalha em "startups" lida com exigências de
trabalho únicas, comparadas com funcionários de empresas normais. A necessidade
de estar disponível 24/7, responsabilidades acrescidas e capacidade de lidar com o
risco e incerteza são características desafiantes que estes trabalhadores - desde
fundadores a colaboradores - têm de lidar no seu quotidiano. Este cenário torna o
contexto empreendedor uma montanha-russa de emoções, onde os indivíduos
conseguem facilmente passar de um estado afetivo para o outro no mesmo espaço
temporal, devido aos eventos do ambiente de trabalho. Para maximizar eficiência e
economizar recursos, estas empresas estão a tornar as suas estruturas hierárquicas
mais planas e assim expandir responsabilidades pelos trabalhadores. A "empowering
leadership" assume um papel fundamental na forma como os trabalhadores de
"startups" experienciam a afetividade neste contexto. Através de um estudo realizado
com 180 funcionários de startups em Portugal, descobrimos que na presença de
elevados níveis de "entrepreneurial demands", as emoções dos funcionários tendem
a oscilar mais. O comportamento dos líderes é um elemento-chave para a presença
de oscilação emocional, dado que estas exigências estão apenas relacionadas com
a oscilação do afeto quando os funcionários alegam que os seus líderes demonstram
níveis médios ou altos de "empowering leadership".
en
Over the last decades, the nature of work and how individuals live their
employee experience have been dramatically changing. New firms are rising,
organizational cultures are shifting, and so the entrepreneurial context has become
an interesting research scope for different academic areas. Considering the volatility
and unpredictability of new-born technological business ventures, startup workers
are considered to deal with unique job demands compared with regular employees.
A need to be available 24/7, higher responsibilities and ability to deal with risk and
uncertainty are challenging features that these employees – from founders to
workers- must cope with in their daily lives. This setting converts the
entrepreneurial context into an emotional roller coaster, where individuals can
easily move from one core affective state to the other in the same temporal moment,
triggered by events at the workplace. To maximize efficiency and save resources,
these organizations are flattening hierarchies and expanding responsibilities to the
employees. Empowering leadership assumes here a main role in how startup
workers experience affectivity in this context. By conducting a study among 180
startup workers in Portugal, we found that in the presence of elevated levels of
entrepreneurial demands, employees’ emotions at work tend to oscillate more.
Leader’s behaviour is a key element for the presence of affect oscillation, since
these demands were only related to affect oscillation when employees reported their
leaders as having average or high levels of empowering leadership.