Título
O papel da orientação para a aprendizagem e da liderança transformacional no envolvimento no processo criativo
Autor
Santos, Andreia Filipa Cruz dos
Resumo
pt
A criatividade desempenha um papel importante nas organizações, e os líderes
procuram formas de facilitá-la e encorajá-la junto dos seus colaboradores. A literatura temse debruçado, maioritariamente, na criatividade enquanto resultado, descurando o processo
criativo e o envolvimento no mesmo. Contudo, revela-se importante compreender o
envolvimento no processo criativo (EPC) dos colaboradores, para se promover a
criatividade e assim garantir a subsistência das organizações. Perante a importância que o
EPC representa nas organizações, esta dissertação pretende mostrar a influência de alguns
fatores individuais (orientação para a aprendizagem, autoeficácia criativa e identificação
relacional) e contextuais (liderança transformacional e clima de segurança psicológica) no
mesmo. O modelo de investigação foi testado a partir de uma amostra de 316 colaboradores
entre os 19 e os 64 anos, de diversos setores de atividade, em Portugal.
Os resultados obtidos confirmam a maioria das hipóteses do estudo, refutando
apenas uma. Confirmou-se a existência de uma relação significativa entre a liderança
transformacional e o EPC, e entre a orientação para a aprendizagem (OA) e o EPC. Além
disso, conclui-se que a autoeficácia criativa e o clima de segurança psicológica medeiam a
relação entre liderança transformacional-EPC, e a relação entre OA-EPC é mediada pela
autoeficácia criativa. Por outro lado, não se confirmou que a identificação relacional seja
mediadora da relação entre liderança transformacional-EPC
en
Creativity plays an important role in organizations, and leaders want to know how
to facilitate and encourage it in their employees. The literature has mostly focused on
creativity as a result, neglecting the creative process engagement. However it is important
to understand the creative process engagement (EPC) of the collaborators, to promote
creativity and thus ensure the subsistence of organizations. Given the importance of the
EPC in organizations, this dissertation intends to show the influence of some individual
factors (learning goal orientation, creative self-efficacy and relational identification) and
contextual factors (transformational leadership and psychological safety climate) in the
EPC. The research model was tested on a sample of 316 workers with ages between 19 and
64 from different activity sectors in Portugal.
The results confirm most of the hypotheses of the study, refuting only one. It was
confirmed that there is a significant relationship between transformational leadership and
EPC, and between learning goal orientation (OA) and EPC. Moreover, it is concluded that
creative self-efficacy and psychological safety climate mediate transformational
leadership-EPC relationship, and the OA-EPC relationship is mediated by creative selfefficacy. On the other hand, it was not confirmed that relational identification mediates the
transformational leadership-EPC relationship.