Título
A imagem da nação: as Casas de Portugal no estrangeiro durante o Estado Novo
Autor
Ganhão, Paula Maria
Resumo
pt
A presente dissertação analisa o trabalho desenvolvido pelas Casas de Portugal no estrangeiro
durante o Estado Novo. Estas delegações procuraram levar a cabo uma ação de propaganda do
país e do regime no exterior, cuja agenda contemplava a área comercial, turística, cultural e
também política. Inicialmente, as Casas de Portugal começaram por ser centros oficiais de
informação, no entanto, acabariam por desempenhar um papel importante na defesa da imagem
da nação. Com efeito, este trabalho questiona de que modo é que as Casas de Portugal se
moldaram ao longo das várias décadas para responder às políticas e prioridades estratégicas de
promoção da nação no exterior. Avalia ainda a evolução das mesmas no que diz respeito ao seu
funcionamento e organização, de modo a que correspondesse à discriminação de audiências e
de públicos internacionais diferenciados, e sensível às áreas geográficas onde foram instaladas.
A Casa de Portugal de Nova Iorque é escolhida como caso de estudo, sendo, para o efeito,
levado a cabo uma análise detalhada da ação da mesma nas suas várias vertentes de atuação.
en
This dissertation analyses the work carried out by the Casas de Portugal abroad during the
Estado Novo regime. These delegations sought to carry out a propaganda campaign for the
country and the regime overseas, whose agenda included the commercial, tourist, cultural and
political areas. In effect, this study questions how the Casas de Portugal were shaped over the
decades to respond to the policies and strategic priorities for promoting the nation and evaluates
their evolution in terms of their operation and organization, acting on differentiated
international audiences, while sensitive to the geographical areas where they were installed.
The Casa de Portugal in New York has been chosen as a case study, and, for this purpose, a
detailed analysis of the action in its various aspects of performance is carried out.