Título
Plano de negócios: R-Campers
Autor
Ferreira, André Filipe de Oliveira
Resumo
pt
Este plano de negócios analisa a viabilidade financeira de um negócio de aluguer de
autocaravanas através da marca R-Campers. Pretende-se oferecer autocaravanas
seminovas e totalmente equipadas que proporcionem ao cliente uma experiência de
elevado conforto, não menosprezando o contacto com a natureza e a mobilidade.
Adicionalmente, são disponibilizados pacotes turísticos que complementam a viagem
com itinerários predefinidos, locais a visitar e descontos em diversas atividades e outros
serviços.
O turismo em Portugal tem verificado um crescimento substancial durante a última
década, o que potenciou o desenvolvimento económico do país. Esta indústria suporta
7,8% do produto interno bruto português e 17,8% das exportações. Este crescimento em
Portugal é resultado de condições excecionais para o turismo, com adequadas
infraestruturas turísticas e elevada diversificação de segmentos turísticos. O interesse pelo
autocaravanismo tem acompanhado esta tendência. A maioria dos praticantes são
estrangeiros, mas o público português começa a mostrar curiosidade pela modalidade.
Após a revisão de literatura ao turismo no mundo e em Portugal, assim como ao
autocaravanismo, foi realizada uma análise externa de mercado e da concorrência onde
se apontam as principais oportunidades e ameaças para o negócio. Foi definida a
estratégia de negócio como uma estratégia de diferenciação em que se presta um serviço
de qualidade superior face à oferta atual, assim como os principais objetivos do projeto.
Através do plano de marketing foram definidas todas as políticas de implementação
relevantes para o negócio, resultando no plano financeiro que corrobora a viabilidade do
projeto com um período de retorno de 9 anos.
en
This business plan aims to analyse the financial viability of a business related to
motorhome renting under the R-Campers brand. The company offers fully equipped new
brand motorhomes that translates into a highly comfortable experience, not forgetting the
contact with nature and mobility. Besides that, the company offers touristic packages
complementing the customers’ trip with predefined routes, visiting places and discounts
on several activities and other services.
Tourism in Portugal experienced a steady growth over the last decade, which improved
the country’s economic development. This sector contributes to 7,8% of the portuguese
gross domestic product and to 17,8% of total exports. This growth happened due to the
extraordinary tourism conditions, with adequate support infrastructures and high touristic
segments diversification. Motorhome travelling excitement follows this tourism growing
trend. Most of the motorhome travellers are not portuguese, but the natives’ curiosity
about it is growing also.
After a literature revision about world and portuguese tourism, as well as about
motorhome travel, a competitive and external market analysis were conducted resulting
on the main opportunities and threats to the business. The competitive strategy was
defined as a differentiation one offering a higher quality service and the main goals of the
project were also presented. All the relevant implementation policies were characterized
on a marketing plan, followed by a financial plan that confirms the viability of the project
that pays the investment after 9 years.