Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Plano de negócio: Algés hostel

Autor
Carrasco, João Pedro Venâncio
Resumo
pt
O setor do alojamento low-cost, nomeadamente os hostels têm tido um forte crescimento nas últimas duas décadas. Desde 1910, data em que o primeiro hostel foi fundado por Richard Schirrman em Altena, Alemanha, até aos dias de hoje já surgiram cerca de 33.000 Unidades em todo o mundo. Em Portugal, até ao final de 2016, já se encontravam registados mais de 300 estabelecimentos deste tipo. Os hostels dos nossos dias, não obstante terem mantido o conceito de alojamento a baixo custo, sofreram evoluções significativas, quer na qualidade e diversidade dos serviços prestados, quer nas condições e conforto que proporcionam. O presente Projeto pretende conceber e avaliar a viabilidade económica e financeira da criação de um hostel em Algés. Para tal, recorreu-se à elaboração de um Plano de Negócio tendo em atenção o caracter agregador, orientador e de avaliação desta ferramenta de gestão. Na primeira fase, a revisão de literatura, foi possível identificar a importância económica do turismo, as particularidades do turismo jovem, os diversos conceitos de alojamento turístico, o alojamento turístico jovem e mais concretamente os hostels, nomeadamente os diversos tipos e as suas características principais. Em segunda fase, e no sentido de dar resposta à problemática da pesquisa, foi seguida a estrutura usual de um plano de negócio, nomeadamente a análise de mercado, análise interna, análise competitiva, estratégia de desenvolvimento, objetivos e definição das políticas de implementação, culminado com a respetiva análise económica e financeira e respetivas conclusões.
en
The budget accommodation sector, namely the hostels, have experienced a strong growth over the past two decades. Since 1910, when the first hostel was founded by Richard Schirrman in Altena, Germany, up to the present day, have emerged about 33,000 Units around the world. In Portugal, by the end of 2016, more than 300 establishments of this type were already registered. The hostels of our days, despite having maintained the concept of budget accommodation, have undergone significant evolutions, both in the quality and diversity of the services rendered, and in the conditions and comfort that they provide. This Project intends to design and evaluate the economic and financial viability of the creation of a hostel in Algés. To this end, a business plan was drawn up, taking into account the aggregating, guiding and evaluation character of this management tool. In the first phase, the literature review, it was possible to identify the economic importance of tourism, the particularities of youth tourism, the different concepts of tourist accommodation, youth tourist accommodation and more specifically the hostels, their various types and main characteristics. In the second phase, and in order to respond to the research problem, the usual structure of a business plan was followed, namely market analysis, internal analysis, competitive analysis, development strategy, objectives and definition of implementation policies, culminated in its economic and financial analysis and conclusions

Data

19-jan-2018

Palavras-chave

Portugal
Lisbon
Lisboa
Turismo
Tourism
Plano de negócio
Business plan
Hostel
Estratégias de desenvolvimento
Viabilidade económica
Estudo de viabilidade
Lisboa-Portugal

Acesso

Acesso livre

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