Título
Plano de negócio: Algés hostel
Autor
Carrasco, João Pedro Venâncio
Resumo
pt
O setor do alojamento low-cost, nomeadamente os hostels têm tido um forte crescimento
nas últimas duas décadas. Desde 1910, data em que o primeiro hostel foi fundado por Richard
Schirrman em Altena, Alemanha, até aos dias de hoje já surgiram cerca de 33.000 Unidades
em todo o mundo. Em Portugal, até ao final de 2016, já se encontravam registados mais de
300 estabelecimentos deste tipo.
Os hostels dos nossos dias, não obstante terem mantido o conceito de alojamento a
baixo custo, sofreram evoluções significativas, quer na qualidade e diversidade dos serviços
prestados, quer nas condições e conforto que proporcionam.
O presente Projeto pretende conceber e avaliar a viabilidade económica e financeira da
criação de um hostel em Algés. Para tal, recorreu-se à elaboração de um Plano de Negócio
tendo em atenção o caracter agregador, orientador e de avaliação desta ferramenta de gestão.
Na primeira fase, a revisão de literatura, foi possível identificar a importância económica
do turismo, as particularidades do turismo jovem, os diversos conceitos de alojamento
turístico, o alojamento turístico jovem e mais concretamente os hostels, nomeadamente os
diversos tipos e as suas características principais.
Em segunda fase, e no sentido de dar resposta à problemática da pesquisa, foi seguida a
estrutura usual de um plano de negócio, nomeadamente a análise de mercado, análise interna,
análise competitiva, estratégia de desenvolvimento, objetivos e definição das políticas de
implementação, culminado com a respetiva análise económica e financeira e respetivas
conclusões.
en
The budget accommodation sector, namely the hostels, have experienced a strong
growth over the past two decades. Since 1910, when the first hostel was founded by Richard
Schirrman in Altena, Germany, up to the present day, have emerged about 33,000 Units around
the world. In Portugal, by the end of 2016, more than 300 establishments of this type were
already registered.
The hostels of our days, despite having maintained the concept of budget
accommodation, have undergone significant evolutions, both in the quality and diversity of
the services rendered, and in the conditions and comfort that they provide.
This Project intends to design and evaluate the economic and financial viability of the
creation of a hostel in Algés. To this end, a business plan was drawn up, taking into account
the aggregating, guiding and evaluation character of this management tool.
In the first phase, the literature review, it was possible to identify the economic
importance of tourism, the particularities of youth tourism, the different concepts of tourist
accommodation, youth tourist accommodation and more specifically the hostels, their various
types and main characteristics.
In the second phase, and in order to respond to the research problem, the usual structure
of a business plan was followed, namely market analysis, internal analysis, competitive
analysis, development strategy, objectives and definition of implementation policies,
culminated in its economic and financial analysis and conclusions