Título
Incentivos não-monetários num supermercado
Autor
Fresco, Cristiana Raquel Antoninho
Resumo
pt
A Gestão de Recursos Humanos centra-se no desenvolvimento de políticas e
procedimentos que promovem a satisfação dos seus colaboradores. Neste sentido, é de
notável interesse explorar em que medida se encontram satisfeitos com o atual sistema de
recompensas e quais as alternativas viáveis para melhorar o seu comprometimento e
satisfação. Sendo a empresa em estudo do setor do retalho, e considerando a elevada
competitividade e a crescente insatisfação dos colaboradores neste tipo de setor, ponderase a análise de outros tipos de recompensas que possam levar um aumento da sua
satisfação e um incremento da vantagem competitiva da empresa. Para tal, recorreu-se a
uma metodologia mista, combinando métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos,
envolvendo-se todos os colaboradores (33) e as chefias.
A análise dos dados dos questionários revelaram um nível de recompensas insatisfatório,
sendo as recompensas extrínsecas as mais críticas, embora, algumas recompensas nãomonetárias também não correspondam às expetativas. Além disso, procurou-se saber
quais as recompensas "preferenciais" dos colaboradores, de modo a elaborar um pacote
de recompensas não-monetárias. Embora tenha sido notável a preferência pelas
recompensas monetárias, como não é possível dar uma resposta a estas, uma vez que, por
um lado, estas acarretariam mais encargos para a empresa e por outro há limitações na
sua atribuição neste setor, o projeto visou desde o início a elaboração de um sistema de
recompensas não-monetárias.
O principal contributo deste projeto será, portanto, a criação de um Sistema de Incentivos
não monetário que, permita alienar objetivos pré-definidos para as diferentes secções do
supermercado e a atribuição de recompensas não-monetárias, de acordo com o índice de
desempenho alcançado em cada secção. Para tal, foi necessário desenvolver perfis
profissionais por secção, respetivos KPI’s e competências, mapas de objetivos e fichas de
avaliação de desempenho.
en
The Human Resources Management focuses on the development of politics and
procedures which promote the satisfaction of the employees. In this regard, it is of interest
to explore to what extent employees are satisfied with their company's current rewards
system and what are the workable alternatives to improve their commitment and
satisfaction.
Being the company under study in the retail sector, considering the high competitiveness
and increasing dissatisfaction of employees in this type of sector, I considered the analysis
of other types of rewards that can trigger an increase in the employee satisfaction leading
to an increase in the company's competitive advantage. For such purpose, a mixed
methodology was used, combining quantitative and qualitative research methods,
involving all the employees (33) and managers.
The analysis of the questionnaire data revealed a level of unsatisfactory rewards, with
extrinsic rewards being the most critical, although some non-monetary rewards are also
unsatisfactory. We also sought to know the "preferential" rewards of employees, in order
to elaborate a package of possible non-monetary rewards. Although the preference for
monetary rewards was notable, given the fact that it is not possible to correspond to this
type of rewards, as these entail more burdens on the company and have limitations in its
allocation in this sector, this project targeted from the start the elaboration of a nonmonetary rewards system.
The main contribution of this project will therefore be the creation of a non-monetary
Incentive System that allows the alienation of predefined objectives for each different
section of the supermarket and the attribution of non-monetary rewards according to the
index of performance achieved in each section. To achieve this, it was necessary to
develop professional profiles by section, their respective KPIs and competencies,
objectives sheets and performance evaluation by section.