Título
Josefinas: from Portugal with love: a case study about the born-global Internationalization model
Autor
Casimiro, Patrícia Alves
Resumo
pt
A tecnologia transformou o Mundo e, em particular, o mundo dos negócios; é causa de
disrupção em muitas indústrias que tiveram de se adaptar a esta nova geração e desenvolver
novas formas de negócio e expandir os seus conhecimentos.
Como consequência, um novo modelo de internacionalização foi desenvolvido para
explicar o comportamento das empresas relativamente ao comércio internacional: o modelo
"Born-global". As "born-globals" são empresas que dirigem as suas vendas para o mercado
internacional desde a sua criação, não se focando apenas num único mercado e não seguindo,
por isso, uma internacionalização por fases. Este modelo é geralmente usado por pequenas e
médias empresas que não possuem muitos recursos e optam, assim, por utilizar a internet como
o seu recurso mais importante para ter acesso ao seu mercado-alvo.
O presente caso de estudo reflete um caso português de sucesso de uma "born-global": a
marca de sapatos "Josefinas", fundada em 2011. Filipa Júlio inspirou-se na sua avó Josefina, a
pessoa que a levava às aulas de ballet quando era criança e que sempre tornou a sua vida uma
aventura, para criar a marca. Desde a sua criação que a marca escolheu vender os seus produtos
apenas online, uma vez que não requer um grande investimento e possui a vantagem de ter um
feedback constante das clientes.
Este caso irá, assim, focar-se nos fatores críticos de sucesso das "Josefinas", na análise da
integração da marca na indústria de sapatos de luxo, em como as características da equipa
contribuem para o sucesso da marca e, finalmente, no impacto que a tecnologia tem neste tipo
de empresas.
en
Technology has transformed the world, especially the business market; it is the cause of
disruption for many industries that had to adapt to this new generation and develop new ways
of doing business and expanding their knowledge.
As a consequence, a new internationalization theory was developed to explain
companies' behaviors related with international commerce: the born-global model. Born-globals are companies that direct their sells to the international market right from the start, they
do not focus in a single market and do not follow a step-by-step internationalization. This model
is normally used by small and medium companies that do not have many resources and
therefore opt by using the internet as their most valuable resource to reach their target market.
The present case study reflects a Portuguese successful case of born-global: the shoes
brand "Josefinas", founded in 2011. Filipa Júlio was inspired by her grandmother Josefina, the
person who took her to ballet classes when she was little and made her life an adventure. Since
the beginning the brand opted for selling its products exclusively online as it does not require a
great amount of investment and has the advantage to have a constant feedback of what
customers want.
This case will, therefore, focus on the critical success factors of "Josefinas", the analysis
of how the brand is integrated in the luxury footwear industry, how the characteristics of a team
contribute to the success of a brand and, finally, how technology impacts this type of companies.