Título
Content marketing and beauty and cosmetic brands' strategy
Autor
Figueiredo, Sara Lopes de Campos
Resumo
pt
O objetivo deste trabalho de pesquisa é compreender se, nos dias que correm, uma boa estratégia de marketing passa pela parceria entre as Marcas de Cosmética e as Digital Influencers.
Irá ser estudado o que é ser uma Digital Influencer, o trabalho que requer e o quão e influenciadoras são as suas opiniões no que diz respeito às motivações de compra dos consumidores de produtos de beleza e cosmética.
A literatura existente confirma que as redes sociais têm vindo a ter um papel crescente no poder e no reconhecimento que as marcas de cosmética têm e na sua importância como elo de comunicação com os consumidores. Desde dar a conhecer novos produtos, até a entender as suas preferências, de forma a praticarem uma estratégia de marketing mais focada, personalizada e adequada ao target. É também evidente que as redes sociais e as comunidades criadas à volta de uma marca ou tema de interesse contribuem para aumentar a fidelidade à marca, ao mesmo tempo que favorecem o valor da mesma numa estratégia a longo prazo.
A revisão de literatura também aborda o conceito de comportamento dos consumidores e o quão relevante é o marketing de conteúdos na influência das suas decisões de compra.
Foram realizadas entrevistas a profissionais de duas marcas de cosmética - Mary Kay e L’Oréal – que confirmam que o marketing de conteúdos é, sem dúvida, uma estratégia atual e que os seus clientes são influenciados pelas Digital Influencers.
Sendo o Instagram a rede social mais utilizada para partilhar conteúdos e mais visível por parte consumidores, é importante que as marcas e as influencers trabalhem em conjunto na apresentação de uma imagem que represente a identidade e os valores de ambas as partes.
en
The aim of this research is to understand if a healthy partnership between beauty brands and Digital Influencers is, in fact, a good marketing strategy and if it has a positive impact on beauty brands.
An attempt will be made to understand the work of a Digital Influencer and how strong her/his actions are when it comes to influencing customers to become aware and buy beauty and cosmetic products.
The existing literature confirms that social media is having a growing import role for brands when communicating with customers, in understanding their preferences and in better adapting their product strategy accordingly. It is also clear that social media contributes to increased brand loyalty, while influencing the brand’s perceived value in the long term.
The literature review also covers the topic of consumer behavior and how relevant content marketing is on brand awareness and purchase decisions.
A set of interviews were also conducted aiming at beauty and cosmetics professionals – L’Oréal, Mary Kay - and these have demonstrated that content marketing is indeed part of present strategies and that customers are influenced by what Digital Influencers say or do.
Instagram is the social network that is most used to share content, whether it comes from the beauty brand itself or from the Digital Influencer.
At the same time, it is important that brands choose to partner with Digital Influencers, who relate with the core values of the brand and that are true when communicating them to the customers.