Título
Grandella: o renascer de uma marca no segmento de luxo
Autor
Condeixa, João Maria Corrêa Monteiro Macieira
Resumo
pt
Nos últimos anos a indústria têxtil e de calçado portuguesa tem ganho uma notoriedade
crescente. A par com esta evolução tem-se registado uma tendência consistente da procura por
produtos de elevada qualidade e Lisboa tem sido uma das capitais mundiais a registar esse
desenvolvimento.
O projeto aqui apresentado tem como principal objetivo analisar a viabilidade de relançar a
antiga marca Grandella num posicionamento de topo (premium ou luxo) junto do mercado
português e internacional.
Para elaboração da tese foram utilizados dados secundários e primários, sendo implementadas
duas recolhas de informação. Foram auscultados, através de entrevistas presenciais e
individuais, diferentes stakeholders conhecedores da estrutura de produção de calçados e
vestuário em Portugal, nomeadamente produtores portugueses com experiência de
fornecimento a marcas internacionais e lojistas que operam no segmento de luxo e/ou
premium. Complementarmente, foram realizados 392 questionários online junto a potenciais
consumidores a fim de aferir a notoriedade remanescente da marca e a aceitabilidade do
conceito e do modelo de negócio, assim como conhecer o seu nível de conhecimento nos
segmentos premium e luxo.
Foram ainda realizadas análises exaustivas de contexto, duas SWOTs; identificados os fatores
críticos de negócio; definidos os objetivos do lançamento; a estratégia de marketing; osGrandella: o renascer de uma marca no segmento de luxo
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pressupostos centrais do marketing mix e por fim, um plano financeiro que estimasse a
viabilidade do modelo.
Findas estas fases do estudo conclui-se pela viabilidade do modelo de negócio, reunidas que
estejam as suas principais premissas identificadas ao longo da tese.
en
Over the lat years, both portuguese textile and footwear industry have gained a world
recognition. Simultaneously, demand for high quality produts has increased and Lisbon also
registered that development.
The present project intends to test the feasibility of relaunching the Grandella brand in a high
(premium or luxury) posicioning, for the national and international market.
In order to do so, two kind of data were collected. First, the main stakeholders from the sector
were adressed to give their opinion as experts of the footwear and textile production or asGrandella: o renascer de uma marca no segmento de luxo
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retailers specialized in the luxury or premium segment. Second, in 392 surveys, potential
buyers were asked their opinion about the brand awareness, the presented concept and
business model. Their knowledge about premium and luxury was also tested.
Context analysis were also made along with two SWOTs, the identification of the main
critical factors of success and launch objectives, the marketing strategy, the marketing mix
design and a financial plan able to evaluate the feasibility of the project.
All of this turned to be essential to conclude that the business model is feasible, if gathered
the main assumptions identified in the thesis.