Título
The relaunch of serie expert: a L'Oreal professionnel's portfolio brand
Autor
Costa, Isabel Taveira de Aroso Martins da
Resumo
pt
Esta tese de mestrado consiste num projeto empresa desenvolvido com o apoio da L'Oréal,
empresa líder no mercado de cosmética, focado na marca onde a autora completou um
estágio de doze meses - L'Oréal Professionnel.
Em 2017, L'Oréal Professionnel decidiu relançar a sua marca de cuidado capilar mais
antiga, Serie Expert. À luz de constrangimentos enfrentados pela marca, nomeadamente
vendas estagnadas, falta de incentivos para os salões impulsionarem os produtos e a falta
de sensibilização dos consumidores finais relativamente aos produtos, a L'Oréal decidiu
repensar a sua estratégia de marketing.
De forma a construir um enquadramento teórico, foi realizada uma pesquisa extensa sobre
diversos conceitos-chave relacionados com lealdade e notoriedade das marcas,
comportamento do consumidor, ciclo de vida de um produto e personalização, suportada
por pesquisas científicas.
Para sustentar o projeto delineado, foi necessário reunir conhecimentos e informações
suficientes sobre a indústria de cosmética, especialmente no que diz respeito ao mercado
profissional de cuidado capilar - os seus clientes, produtos e concorrência - de maneira
a identificar possíveis oportunidades e ameaças. Foi igualmente realizada uma análise
interna que permitiu uma melhor compreensão da empresa e da marca, especificamente
sobre o seu posicionamento, distribuição e portfólio atual, bem como potenciais pontos
fortes e fracos.
Globalmente, a marca atualizou mais de cem produtos, desenvolvendo embalagens mais
inovadoras, atrativas e com mais capacidade.
Localmente, várias estratégias foram implementadas para promover os produtos em
salões de cabeleireiro e para aumentar o envolvimento do consumidor final. O foco desta
tese é detalhar o desenvolvimento e a execução dessas estratégias de marketing.
en
This master's thesis consists of an in-company project developed in cooperation with
L'Oréal, a leading company in the cosmetics market, and it is focused on the brand where
the author completed a twelve-month internship, L'Oréal Professionnel.
In 2017, L'Oréal Professionnel decided to relaunch the oldest hair care brand in its
portfolio, named Serie Expert. Considering the constraints faced by the brand, namely
stagnant sales, lack of incentives for hair salons to push the products and lack of
awareness by end-consumers, L'Oréal decided to rethink its marketing strategy.
To build a theoretical framework, extensive research on key concepts such as Brand
Awareness, Brand Loyalty, Consumer Behaviour, Product Life Cycle, and
Personalisation was conducted, and supported by scientific research.
To sustain the project outlined, it was necessary to gather sufficient knowledge and
information about the cosmetic industry, especially regarding the professional hair care
market - its customers, products, and competition - to identify possible opportunities and
threats. An internal analysis was also carried out, which allowed for a better
understanding of the company and the brand, specifically its current positioning,
distribution, and portfolio as well as potential strengths and weaknesses.
Globally, the brand updated more than one hundred products, designed a more innovative
and attractive packaging and increased their package capacity.
Locally, several strategies were implemented to promote L'Oréal Professionnel’s
products in hair salons and to increase end-user engagement. The focus of this thesis is to
detail the development and execution of these marketing strategies.