Título
Lean healthcare no bloco operatório
Autor
Mata, Carlos Jorge Soares da Silva
Resumo
pt
Colocam-se grandes desafios aos gestores das organizações de saúde num contexto de tensões
socioeconómicas, exigindo-se maior eficiência mas mantendo a excelência dos cuidados de
saúde. Serão necessários modelos de gestão mais ajustados a um ambiente de rápidas
mudanças e competitivo, capazes de introduzir melhorias e garantir sustentabilidade.
Este projeto, parte do estudo da trajetória atual do paciente cirúrgico no bloco operatório, com
recolha de informação, realização de entrevistas e respetiva análise de conteúdo.
A visão dos profissionais de saúde encontra-se muito voltada para o foco interno, centrada no
desempenho técnico eficaz e especializado, tornando difícil posicionarem-se no contexto
global do hospital. A capacidade de resolução de problemas, por contribuir para um ambiente
de pressão permanente e sinais de burnout latente, é apontada como o ponto crítico prioritário
para melhoria da eficiência operacional da unidade.
A gestão Lean, apoiada no respeito pelas pessoas e na melhoria contínua, propõe alternativa
ao modelo tradicional de gestão. A estratégia apresentada permite incorporação do
conhecimento Lean na cultura organizacional e um guião de implementação prático para os
restantes departamentos hospitalares. No ambiente competitivo do setor, a Lean oferece a
solução diferenciadora e a estratégia pioneira determinante para a posição de liderança no
mercado, de forma sustentada. A proposta deste projeto não exige investimento em tecnologia
ou equipamento - a solução está nas pessoas que constituem a organização.
en
Great challenges are posed to managers of health organizations in the context of socioeconomic
tensions, demanding greater efficiency but maintaining excellence in health care. It
will take management models which are more capable of adapting to a rapidly changing and
competitive environment, able to make improvements and ensure sustainability.
This project is part of the study of the current trajectory of the surgical patient in the operating
room, with the collection of information, interviews and content analysis.
The vision of health professionals lies mainly on their internal focus, centered on effective
and specialized technical performance, making it difficult to position themselves in the
overall context of the hospital. The ability to solve problems, contributing to an environment
of permanent pressure and signs of latent burnout, is identified as the priority critical point for
improving the operational efficiency of the unit.
Lean management, supported by respect for people and continuous improvement, proposes an
alternative to the traditional management model. The strategy presented allows the
incorporation of Lean knowledge into the organizational culture and a practical
implementation guide for the remaining hospital departments. In the competitive environment
of the sector, Lean offers differentiating solutions and a pioneering strategy that determines
the decisive leadership position in the market, in a sustained way. The aim of this project does
not require investment in technology or equipment - the solution lies in the people who make
up the organization.