Título
Novas formas de produção, edição e publicação: o vídeo e a comunicação política
Autor
Pereira, José Nuno de Lima Silva Gonçalves
Resumo
pt
Este projeto procura assim discutir o contexto em que o vídeo, como forma de comunicação
política, assume um papel relevante na sociedade em rede e proporcionar o acesso ao
desenho de um guião de pré-produção, produção de vídeo multi-formato centrando-se nos
seus aspectos técnicos, nas razões das escolhas efectuadas e estabelecendo um nexo entre
a discussão teórica no quadro das ciências da comunicação e da produção de conteúdos
vídeo contemporâneos.
Este é um projeto enquadrado teoricamente pela problemática da comunicação política nos
dias de hoje centrado na mediação política, nos novos media, naqueles que assumem uma
lógica alternativa a partir das redes sociais online e que, apesar de serem infraestruturas
privadas e dependentes de algoritmos opacos e proprietários, permitem outras formas de
participação política, diferentes das que conhecíamos no início do século XXI. Este é um
projeto que lida com a, aparente, predominância da imagem vs. palavra na comunicação
contemporânea nas redes sociais e de como o uso de narrativas e desenho prévio de um arco
de estória pode constituir um importante veículo para a informação, empatia, motivação e
participação política.
Neste contexto, optámos por centrar a nossa análise empírica num estudo de caso, a série
de vídeos - "#Às voltas com a UE", produzidos para as redes sociais pela eurodeputada do
Bloco de Esquerda Marisa Matias.
en
This project thus seeks to discuss the context in which video, as a form of political
communication, assumes a relevant role in the networked society and provide access to the
design of a pre-production script, production of multi-format video focusing on its technical
aspects, the reasons for the choices made and establishing a link between the theoretical
discussion in the framework of communication sciences and the production of contemporary
video content.
This project is theoretically framed by the problem of political communication nowadays,
focusing on political mediation, on new media, on those that assume an alternative logic from
social networks and that, despite being private infrastructures and dependent on opaque and
proprietary algorithms, allow other forms of political participation, different from those we knew
at the beginning of the 21st century. This is a project that deals with the apparent predominance
of the image vs. the word in contemporary communication on social networks and how the use
of narratives and the previous design of a story arc can constitute an important vehicle for
information, empathy, motivation and political participation.
In this context, we have chosen to focus our empirical analysis on a case study, the series of
videos - "#Às voltas com a UE", produced for social media by the MEP of the Bloco de
Esquerda Marisa Matias.