Título
O caso Cameron Dallas e a sua influência nos seus seguidores portugueses
Autor
Teodoro, Cristiano Gil Caipiro
Resumo
pt
A Internet, principalmente as redes sociais online assumem, desde finais do século XX,
um papel cada vez mais importante como meio de comunicação. Numa perspetiva
democrática, a evolução das redes permite que os seus utilizadores sejam, por um lado,
consumidores, e por outro, criadores de conteúdo. Esse conteúdo é partilhado e chega
rapidamente a um elevado número de indivíduos. O acesso às redes é cada vez mais fácil
através de equipamentos como o smartphone, tablet ou computador.
Com a característica de uma participação ativa, as redes sociais online permitem que
os influenciadores digitais ganhem um papel importante como divulgadores de marcas,
produtos e serviços. Vistos como jovens comuns, têm um elevado número de seguidores
e são aposta de marcas para uma publicidade direta e personalizada, o que faz com que
estas se aproximem do público.
Desta forma, os digital influencers, tornam-se "estrelas" como atores, apresentadores
de televisão ou cantores e criam uma legião de fãs que vivem em comunidade. Os
influenciadores exercem a sua influência não só no que toca à tomada de decisão de
compra, mas são também vistos como uma referência social, acabando por criar uma
identidade social junto do grupo de seguidores.
O estudo segue nesse sentido, partindo da pergunta "Qual a influência de Cameron
Dallas para os seguidores portugueses?". Cameron Dallas é um influenciador americano
distinguido na área das redes sociais online, não só nos estados Unidos da América, mas
também em Portugal.
Dessa forma, foi utilizada uma metodologia quantitativa. Estruturou-se um inquérito
por questionário que foi aplicado a páginas de fãs de Cameron Dallas em Portugal, na
rede social Facebook. Os resultados mostram-nos que em Portugal, os indivíduos veem
Cameron Dallas como uma referência que os ajuda a criar e a estreirar relações, mas que
não é motivo de realização de atividades relacionadas com o influenciador ou de
participação em eventos criados pelo próprio, algo que acontece noutros espaços
geográficos.
en
The Internet, mainly social media, at the end of the 21st century started to be one of the
most used methods on communication. On a democratic point of view, the evolution of
this kind of media allows the users to be, on one side consumers, and content creators on
the other side. That content is shared and arrives easily to a high number of individuals.
Nowadays, the access to the social media is one step closer to people through equipments
like smartphones, tablets or computers.
With active participation, social media allows digital influencers to conquer an
important role as brand, product and service recognizers. Seen as common young adults,
they accrue a large following and are a safe bet for personalized brand publicity which
brings them closer to their costumers.
This way, digital influencers become "stars" as actors, show hosts or singers, creating
a large community of fans. Influencers exert their influence not only in consumer
decisions, but also as social references, creating a social identity with their following.
The study then follows in this sense, with the question: "What is Cameron Dallas’
influence on his Portuguese followers?". Cameron Dallas is an American influencer
distinguished in social media in the United States of America, as well as Portugal.
This way, we used a quantitative research method. We developed a survey by
questionnaire which was applied in two Cameron Dallas’ portuguese fan pages in
Facebook. The results show us that in Portugal, people see Cameron Dallas as a reference
who help them build and close relashionships. However, Cameron Dallas’ portuguese
fans don’t develop activities connected with him and the dont be part of social events
developed by Cameron, which happens in another geographic space.