Título
Estudo de implementação rádio para comunicações V2X
Autor
Gonçalves, Miguel José Ferreira
Resumo
pt
A constante necessidade de aumento da capacidade das redes de telecomunicações, e outras já bem conhecidas e utilizadas na nossa sociedade atual, deve-se ao fato de atender às necessidades e desafios tecnológicos crescentes com que se depara esta nova "Era Digital". De modo a dar um contributo a estas necessidades pretende-se abordar o tema da comunicação entre Veículos (V2V). Para isso há que abordar também outras redes, particularmente o 5G, e a Rede Heterogénea Veicular (HetVAN’s) possibilitada por novas arquiteturas de rede mais dinâmicas formando o Sistema de Transporte Inteligente (ITS).
Deste modo, a presente dissertação consiste na apresentação das diferentes tecnologias que vão dar suporte à HetVAN’s, que vai consistir a nível de telecomunicações a 4G e 5G, assim como as Comunicações Dedicadas de Curto Alcance (DSRC- Dedicated Short-Range Communications) com o intuito de implementar a normalização do IEEE802.11p.
Em seguida estuda-se, a futura Rede Veicular que tem como grande objetivo a condução automática. Sendo necessário que nessa rede a velocidade seja de gigabits por segundo e para tal ainda não há nada para além de propostas teóricas. A proposta teórica que vai ser apresentada como solução à comunicação V2V nesta dissertação é a Comunicação Sem Fio em Onda Milimétrica que pode fornecer uma eficiente troca de informações em tempo real entre veículos sem a necessidade de infraestrutura de comunicação periférica na estrada. Embora as redes celulares móveis sejam capazes de fornecer ampla cobertura para veículos, os requisitos de serviços que exigem uma rigorosa segurança em tempo real nem sempre podem ser garantidos por redes celulares.
en
The constant need to increase the capacity of telecommunications networks, and others already well-known and used in our current society, is due to the increasing technological needs and challenges facing this new "Digital Era". In order to contribute to these needs we intend to address the theme of communication between vehicles (V2V). In order to do this, other networks, particularly 5G, and the Heterogeneous Vehicle Network (HetVAN's), made possible by new, more dynamic network architectures, form the Intelligent Transport System (ITS).
Thus, the present dissertation consists of presenting the different technologies that will support HetVAN's, which will consist of 4G and 5G telecommunications, as well as the Dedicated Short-Range Communications (DSRC) for the purpose implement the IEEE802.11p standardization.
Next, the future vehicular network is studied, whose main objective is automatic driving. It is necessary that in this network the speed is of gigabits per second and for that still there is nothing besides theoretical proposals. The theoretical proposal that will be presented as a solution to the V2V communication in this dissertation is the Wireless Communication in Millimeter Wave that can provide an efficient exchange of information in real time between vehicles without the need of peripheral communication infrastructure on the road. Although mobile cellular networks are capable of providing extensive vehicle coverage, service requirements that require strict real-time security cannot always be guaranteed by cellular networks.