Título
Melhoria de contacto com a natureza através da utilização de tecnologias móveis
Autor
Policarpo, Rui Manuel Neto
Resumo
pt
As tecnologias de informação e a World Wide Web têm vindo a demonstrar as muitas
vantagens nas mais variáveis áreas. Adicionalmente, alterou muitos dos nossos hábitos e
comportamentos, sendo que alguns deles são extremamente maléficos para a nossa saúde,
promovendo o sedentarismo. A nível físico podem originar deformações esqueléticas e a nível
psicológico podem, na maioria das vezes, ser a causa de distrações e consequentemente alterar
a nossa produtividade e bem-estar, e afastar-nos das nossas relações pessoais ou interações
com o meio que nos rodeia. Vários estudos têm comprovado que o contacto com a natureza
pode trazer benefícios no processo de restauro da capacidade de concentração humana.
Como forma de motivação dos utilizadores, levando-os a executarem determinadas
tarefas, é possível a utilização de jogos que possuem um conjunto de mecanismos que podem
ser usados em diversos contextos. A falta de contacto entre as pessoas, em particular os mais
jovens, e a natureza é hoje um problema importante que é necessário minimizar. Neste
contexto, e tendo por base este problema, foi desenvolvida uma aplicação que recorre a
algumas técnicas de “gamificação” e informação de percursos pedestres homologados pela
Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal como forma de cativar os utilizadores de
tecnologias móveis a entrar em contacto com a natureza.
A aplicação, desenvolvida para a plataforma iOS, procura criar uma experiência interativa
entre o utilizador e o meio envolvente, levando-o a ultrapassar diferentes desafios, procurando
aumentar o seu contacto com a natureza. Esta aplicação foi disponibilizada online através da
loja de aplicações do sistema operativo iOS, Apple App Store, e foi testada e avaliada por um
conjunto de utilizadores que validaram a sua funcionalidade.
Os resultados obtidos no teste da aplicação desenvolvida demonstraram que a maioria
dos utilizadores vivem de algum modo ligados à tecnologia e que possuem pouca ligação com a
natureza. Ao utilizarem a aplicação desenvolvida, aproximadamente metade do universo
inquerido demonstrou não conhecer os percursos pedestres homologados, mas demonstrou
simultaneamente interesse na sua realização. Os utilizadores demonstraram também que é uma
mais valia a possibilidade de seguir a própria localização na rota e que esse fator transmite maior
sentimento de segurança, podendo, a longo prazo, demonstrar um aumento de realização de
percursos, e consequentemente contacto com a natureza, por parte dos utilizadores da
aplicação.
en
Information and communications technology and the World Wide Web have been
demonstrating the numerous advantages they hold in multiple areas. However, these have also
been associated with changes to our habits and behaviour that promote a sedentary lifestyle
with deep consequences to health. On a physiological level these consequences can lead to bone
deformities while at a psychological level, these consequences quite often are the root cause of
distractions that impact work productivity, overall wellbeing, personal relationships and
interactions with our surroundings. Numerous studies have proved that interacting with nature
is beneficial to recover the ability to focus.
As a way to motivate users towards execution of certain tasks, it is possible for the user
to play games that show particular mechanisms that are applicable in different contexts.
Nowadays the lack of connection between individuals and nature, especially observed within
younger generations, represents a problem which must be minimized. It was with these issues
in mind that an app that aims to motivate mobile technology users to interact with nature was
developed. To do so, the app utilizes some gamification techniques as well as information on
nature trails, validated by the “Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal”.
Developed for iOS platforms, this app aims to create interactive experiences between its
user and his surroundings, motivating the user to overcome different challenges to promote
more user-nature interactions.
The app developed for the purpose of this thesis was made available online through the
iOS app-store, known as the Apple App Store. Once available, the app was tested and evaluated
by a group of users, who validated its features.
The results obtained demonstrated that the vast majority of the users are somehow
connected to technology and show very little connection with nature. Upon utilization of the
app approximately half of those questioned acknowledged not being aware of the existence the
nature trails displayed on the app but demonstrated interest in completing them. The users also
acknowledged that being able to see their own location while using the app is a key feature of
the app, giving the user a greater sense of security which in the future could translate into an
increase of users completing different trails and being in contact with nature.