Título
Implementação do sistema de gestão de desempenho na carreira de enfermagem no Centro Hospitalar Barreiro Montijo: caso pedagógico
Autor
Machado, Ana Margarida Antunes Siles
Resumo
pt
O contexto socioeconómico atual leva a que as organizações de saúde procurem novas formas
de responder aos desafios, nomeadamente os constrangimentos orçamentais e a simultânea
necessidade de atrair, desenvolver e reter os recursos humanos, fundamentais no contexto da
saúde. Os recursos humanos constituem um ativo intangível nas organizações de saúde e a
principal fonte de vantagem competitiva. O desempenho das pessoas é um dos principais fatores
que contribuem para a "performance" organizacional.
Os sistemas de gestão do desempenho configuram-se como meio de excelência na promoção
do desempenho e consequente "performance" da organização. Neste sentido, um sistema de
gestão do desempenho deverá guiar-se pelo conjunto de boas práticas na área da Gestão de
Pessoas, de modo a potenciar os seus efeitos positivos na organização. O presente caso
pedagógico descreve o processo de implementação do sistema de gestão de desempenho no
Centro Hospitalar Barreiro Montijo para a carreira de enfermagem, num contexto onde a
profissão de enfermagem assume especial destaque, já que o número de profissionais representa
um volume significativo da força de trabalho, e as suas áreas de atuação são transversais. Este
modelo de gestão do desempenho assume um caráter único no setor da saúde pública pelo seu
nível de alinhamento estratégico, adaptabilidade às características da profissão, flexibilidade e
concordância com as boas práticas descritas na literatura.
Na medida em que as organizações no geral, e as organizações da saúde em particular se têm
vindo a deparar com dificuldades estratégicas na implementação de sistemas de gestão de
desempenho que respondam às normas do SIADAP e que, simultaneamente, se adaptem às
especificidades do contexto e da profissão, optou-se pela elaboração de um caso pedagógico,
com o intuito de fornecer ferramentas pedagógicas a atuais e futuros profissionais de Gestão de
Pessoas, para a implementação de um sistema de gestão de desempenho.
en
The present social and economic situation has lead health organisations to search for new ways
to deal with the challenges they face, particularly the issues related to budget restraints and the
simultaneous need to attract, develop and maintain professionals who are a part of the health
sector. Human Resources are an unmeasurable asset to health organisations and the main source
of competitive advantage as its performance is one of the main factors contributing to
organisational performance of the industry.
Performance management systems are the best mean to promote individual productivity and
consequently the organisational performance. In this sense, a performance management system
should be devised from best practices as pointed out by literature in order to maximise its
positive effects on organisations. This pedagogical case describes the process of implementing
the performance management system in Centro Hospitalar Barreiro Montijo in regards to
nursing careers. In this setting, the role of a performance management system plays a special
part due to the fact that the number of professionals represents a significant part of the
workforce and their acting fields are transversal. This model for a performance management
system is unique in the public health sector due to the level of strategic alignment, adaptability
to the specifics of the role, its flexibility and the fact that it was done according to the best
practices as described in the literature.
Considering the fact that organisations in general, and the ones from the health sector in
particular, have been struggling with strategic issues in implementing performance
management systems that are both corresponding to SIADAP´s rules and simultaneously
adjusted to the specifics of the setting and roles, we chose to build a pedagogical case in order
to provide pedagogical tools for current and future people management managers implementing
a performance management system.