Título
A conceção de um sistema de gestão de desempenho para a equipa de enfermagem de oncologia do Hospital de Dia
Autor
Sousa, Francisca Sobreira Amorim de
Resumo
pt
O crescente aumento da competitividade das organizações, exige a procura por novos modelos de gestão, que potenciem perfis profissionais portadores de competências num nível de proficiência elevado e promovam a otimização dos recursos. Os contextos atuais, nos quais as atividades e exigências no trabalho se desenvolvem, mostram a necessidade de criar conhecimento e desenvolver novas habilidades, tendo em conta os requisitos das funções.
No setor da saúde, e especificamente na área de oncologia, a par do aumento do número de pessoas com doença oncológica, as exigências aos Enfermeiros que prestam cuidados a doentes oncológicos, implicam o desenvolvimento de competências que lhes permitam lidar diariamente com os elevados níveis de exigência do exercício da profissão, assegurando a qualidade dos cuidados e a motivação.
Tomando como referência uma equipa de Enfermeiros de um hospital privado que presta cuidados a doentes oncológicos num Hospital de Dia, o trabalho aqui apresentado visa a elaboração de uma proposta de Modelo de Gestão de Desempenho, criado com foco nas várias vertentes em que é crítico percecionar o desempenho do enfermeiro, e sustentado pela gestão de competências.
As fontes de informação utilizadas - análise documental, entrevistas e observação - suportaram a concretização do modelo desenvolvido. A sua boa utilização promove a correta aferição do grau de desempenho do enfermeiro identificando ações que vão permitir incentivar o desenvolvimento de competências especializadas. Desta forma, o modelo permite orientar a carreira profissional reforçando a coerência do desempenho dos Enfermeiros com a cultura da organização.
en
The increasing competitiveness of organizations requires the pursuit of new management models that enhance professional profiles with high level of proficiency competencies and promote optimization of resources. The current context, in which work-related activities and demands occur, reveal the need to create knowledge and develop new skills, incorporating job requirements.
In the health sector, and specifically in the area of oncology, along with the increase in number of people with cancer, the requirements for nurses who provide care to cancer patients imply the development of skills that enable them to deal daily with high standards demanded for the profession, ensuring quality of care and motivation.
Taking as a reference a team of nurses from a private hospital that provides care to cancer patients in a day hospital, the work presented here aims at the elaboration of a proposal for a Performance Management Model, created with a focus on the various aspects in which it is critical to perceive the performance of nurses, sustained by competencies management.
The sources of information used - documental analysis, interviews and observation - supported the implementation of the developed model. Its appropriate utilization potentiates the correct measurement of nurses' degree of performance, identifying actions that will allow the encouragement of specialized skills development. In this way, the model provides a guide to nurses' professional career, reinforcing coherence between nurses' performance and the culture of the organization.