Título
As estratégias de melhoramento da comunicação de saúde na plataforma WeChat
Autor
Cheng Cheng
Resumo
pt
Na contemporaneidade, com base na intensidade da utilização da internet, a
grande quantidade de informação médica está a ser generalizada por os medias sociais.
Neste contexto, os novos media cumprem o papel central na comunicação de saúde,
tornando-nos mais responsáveis por própria saúde. Na China, cada vez mais chineses
costumam a usar WeChat, que é a maior plataforma das redes sociais, para obter as
informações médicas na vida quotidiana. Por isso, a questão que se coloca é: como
aumenta a eficiência da comunicação de saúde em WeChat?
Através de análises dos dados do questionário online e de quatros contas públicas
selecionadas em WeChat, fez-se uma discussão que se reflete as vantagens, as
oportunidades, os problemas e os desafios encontrados no processo de comunicação
de saúde em WeChat. A conclusão revela que a utilização de WeChat na comunicação
de saúde incentiva a divulgação de conhecimentos médicos mais profundamente e
este fenómeno está a afetar os chineses com os efeitos positivos. Mas, ainda existem
muitos problemas flagrantes, incluindo falta de credibilidade e o excesso de rumores e
anúncios. Perante a situação acima, as estratégias propostas indicam um reforço da
supervisão, melhoramento da qualidade dos conteúdos e complemento dos serviços de
saúde em WeChat.
en
In contemporary, with a higher density use of internet, social media has become
a significant canal for the communication of medical information. In this context, new
media play an important role during the health communication, making individuals
more responsible for their health. Now, more and more Chinese has been using
WeChat, which is the most popular social media in China, to obtain medical
information. So, the question is how to improve the effect of health communication
on WeChat?
This dissertation proposes the effective strategies based on the data from two
sources: questionnaire online and four health official accounts selected on WeChat, by
discussing the advantages, disadvantages, opportunities and challenges of this process.
The conclusion reveals that the combination of WeChat and health communication not
only obtains their certain positive results, but also has many problems and difficulties,
such as lack of credibility and excessive rumor and publicity. In the light of the
situation referred to above, all the strategies need to do is to improvement of content
quality, complement of health services and strengthening of supervision.