Título
Fundraising and online marketing: how social media have an impact on the growth of a charity organization
Autor
Tonetti, Andrea
Resumo
pt
O principal objetivo desta dissertação é estudar como as técnicas de marketing digital podem
ser implementadas na estratégia de captação de recursos de organizações sem fins lucrativos e
como enfrentar a transição de uma captação de recursos da velha escola para a digital. Durante a década passada, a internet e as mídias sociais mudaram profundamente a maneira
como as organizações sem fins lucrativos abordam a captação de recursos. A comunicação
digital tornou-se rápida, multilateral e dinâmica, tornando obsoletas as técnicas de
comunicação de massa adotadas até aquele período. Nesse contexto, as organizações precisam
ser capazes de implementar estratégias de marketing bem-sucedidas e coletar os fundos
necessários para seu próprio desenvolvimento. Os maiores desafios são a falta de profissionais
especializados em captação de recursos digitais e a dificuldade de acompanhar os rápidos
desenvolvimentos digitais no campo da comunicação e marketing.
A dissertação está dividida em 6 partes principais: A introdução, onde são apresentados o
tópico e o objetivo do trabalho. Capítulo 1, abordando a formação acadêmica para captação de
recursos e os desafios que existem atualmente no mundo digital. Capítulo 2, fornecendo uma
visão geral da situação atual da adoção digital em organizações sem fins lucrativos em todo o
mundo. Capítulo 3, onde são apresentadas as diferenças entre as principais plataformas de
mídia social, bem como as diretrizes para usá-las para produzir uma estratégia de conteúdo
eficaz. Capítulo 4, onde estratégias e melhores práticas de captação de recursos digitais sem
fins lucrativos são analisadas em detalhes e comparadas com os métodos clássicos. As
conclusões, onde são apresentadas recomendações para reguladores e profissionais.
en
The main aim of this dissertation is to study how digital marketing techniques can be
implemented in the fundraising strategy of non-profit organizations, and how to face the
transition from an old school fundraising approach to a digital one. During the past decade,
the internet and social media deeply changed the way non-profit organizations approach
fundraising. Digital communication became quick, multilateral and dynamic, thus making the
mass communication techniques adopted until that period obsolete. In this context,
organizations must adapt to be able to implement successful marketing strategies and collect
the funds necessary for their own development. The biggest challenges are the lack of
specialized professional figures in digital fundraising and the difficulty in keeping up with the
rapid digital developments in the communication and marketing field.
This dissertation is divided into 6 main parts: The introduction, where the topic and the aim of
the work are presented. Chapter 1, addressing academic background for fundraising and the
challenges that currently exist in the digital world. Chapter 2, giving an overview of the
current situation of digital adoption across non-profits all over the world. Chapter 3, where the
differences between the main social media platforms are presented, as well as the guidelines
to use them in order to produce an effective content strategy. Chapter 4, where strategies and
best practices of non-profit digital fundraising are analyzed in details and compared with the
classical methods. The conclusion, where recommendations for regulators and practitioners
are presented.