Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

In God we trust, all others we scan for malware: a study on the effect of trust in using AI empowered smartphones.

Autor
Longle, Miguel Ângelo Agostinho
Resumo
pt
A aceitação de novas tecnologias é um assunto importante na investigação organizacional que tem um longo passado de teorização. Modelos tais como o C-TAM (Bruner & Kumar, 2005) têm sido propostos para explicar a intenção de usar tais tecnologias. Contudo, tais modelos foram desenvolvidos antes da incorporação da Inteligência Artificial (IA), um dos temas mais recentes e entusiasmantes da sociedade atual, cujas aplicações aumentam de dia para dia. A introdução desta nova tecnologia mudou substancialmente o estatuto da tecnologia no que concerne ao seu impacto potencial e á influência subtil na livre escolha. A penetração que a tecnologia potenciada pela IA tem ganho através dos smartphones é um dos fenómenos que merece atenção, especialmente face às opiniões controversas emitidas por personalidade líderes na ciência e tecnologia como Stephen Hawking e Elon Musk relativas ao tópico da confiança. Este estudo procurou testar o papel da confiança como mediadora entre o C-TAM e a intenção de utilizar aplicações potenciadas com IA. Com uma amostra de 211 utilizadores de smartphone, os resultados mostraram várias mediações totais, salientando o papel fundamental que a confiança desempenha na implementação bem-sucedida desta tecnologia.
en
The acceptance of new technologies is an important subject in organizational research that has a long past of theorizing. Models such as C-TAM (Bruner & Kumar, 2005) have been proposed to explain the intention to use such technologies. However, such models were developed prior to the incorporation of Artificial Intelligence (AI), one of the latest and most exciting themes in today's society, whose applications increase from day to day. The introduction of this new technology has substantially changed the technology's status regarding its potential impact and subtle influence on free choice. The penetration that AI-powered technology has gained through smartphones is one of the phenomena that deserves attention, especially in the face of controversial opinions from personality leaders in science and technology like Stephen Hawking and Elon Musk on the topic of trust. This study sought to test the role of trust as a mediator between C-TAM and the intention to use AI-enhanced applications. With a sample of 211 smartphone users, the results showed several total mediations, highlighting the key role trust plays in the successful implementation of this technology.

Palavras-chave

Trust
Confiança
Inteligência artificial
Artificial intelligence
Intention of use
Intenção de uso
C-TAM

Acesso

Acesso livre

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