Título
Média e populismo: Em busca das raízes da excepcionalidade do caso português
Autor
Caeiro, Mariana David Ferreira
Resumo
pt
Na última década, o populismo tem avançado pela Europa Ocidental, conquistando um lugar de relevo na arena de decisão política na maioria dos países europeus. Neste contexto, Portugal destaca-se como excepção, porque o populismo mantém uma presença pouco expressiva no cenário político. Ainda assim, a explicação por detrás desta excepcionalidade permanece em aberto. A presente dissertação pretende contribuir para a compreensão do caso português olhando para o factor mediático, frequentemente associado ao sucesso do populismo. O principal objectivo consiste em perceber em que medida o discurso dos média tradicionais portugueses é populista, através das suas estratégias discursivas, das opções de enquadramento e da saliência atribuída a determinados temas. Foi, nesse sentido, levada a cabo uma análise do conteúdo mediático de cinco órgãos de comunicação portugueses (televisão e imprensa): RTP, TVI, Público, Expresso e Correio da Manhã. Os resultados mostram que, à semelhança da esfera política, também nos média a presença do populismo é residual. Os enquadramentos populistas são escassos e a saliência de temas frequentemente associados ao populismo, como a imigração, o eurocepticismo e a corrupção, é pouco expressiva.
en
In the last decade, populism has made its way through Western Europe, achieving a prevailing spot in the decision-making arena of most European countries. In this context, Portugal has stood out as an exception, since populism remains very discreet in the political scene. However, the reasons for this exceptionalism remain to be discovered. This dissertation aims to contribute to the understanding of the Portuguese case by looking at the media factor, frequently related with the success of populism. The main goal of this work is to understand how populist the traditional Portuguese media are, through their discursive strategies, their framing choices and the salience of certain issues. In order to fulfil this goal, a content analysis of five outlets (TV broadcasters and press): RTP, TVI, Público, Expresso e Correio da Manhã was carried out. The findings show a very small presence of populism in the media, similar with what has been observed in the political sphere. Populist framings are scarce and issues frequently owned by populist parties, such as immigration, Euroscepticism or corruption, are not significantly salient.