Título
Trainee programmes: a comprehensive analysis of companies and trainees' perspective
Autor
Coelho, Ana Raquel de Matos
Resumo
pt
Hoje em dia, os locais de trabalho estão a experienciar uma evolução contínua em relação às diferenças entre gerações e, por isso, as organizações esforçam-se em atrair e recrutar o melhor talento jovem. Como resultado, os Programas de Trainees estão a tornar-se cada vez mais populares e estão a ser implementados pelas empresas com o intuito de contratar recém-licenciados de alto potencial, proporcionando uma série de cursos relacionados com a organização que se focam na formação, desenvolvimento e retenção dos trainees.
Apesar da crescente importância destes programas, existe uma lacuna na literatura em explicar a estrutura adequada para alcançar os objetivos pretendidos, as razões da implementação, os impactos nos negócios das empresas e, por último, as perceções e expetativas dos trainees. Assim, o objetivo deste estudo é abordar estas limitações e investigar a perspetiva das empresas e dos trainees acerca dos Programas de Trainee para compreender a sua evolução e sugerir recomendações precisas e futuras.
Deste modo, uma metodologia de método misto foi utilizada para obter um conhecimento profundo sobre este tema, por meio da realização de entrevistas para entender a perspetiva das empresas e através de um questionário a trainees.
Os resultados revelaram a eficácia desta ferramenta, se monitorizada constantemente, por isso, os programas devem ser desenhados para fortalecer o contrato psicológico, estabelecer metas e expetativas claras, providenciar orientação de carreira, oportunidades de formação e promoção, apoio da supervisão, tarefas desafiantes, remuneração competitiva e um ambiente agradável, de forma a aumentar a intenção dos trainees em permanecer na empresa após a conclusão do programa.
en
Today’s workplaces are experiencing a continuous evolution regarding generational differences and so, organisations strive to attract and recruit the best young talent. As a result, Trainee Programmes are becoming more popular and are being implemented by companies which aim to hire high-potential graduates and provide them with a series of organisation-related courses that focus on trainees’ training, development and retention.
Despite the growing importance of these programmes, there is a gap in the literature to explain the proper structure that accelerates the achievement of the intended objectives, the reasons of implementation, the impacts on companies’ business and, ultimately, the trainees’ perceptions and expectations about these schemes. Therefore, the purpose of this research is to address these limitations and investigate both companies and trainees’ perspective about Trainee Programmes to understand their evolution and provide accurate and upcoming recommendations.
Thus, a mixed-method methodology was used to gain a deeper understanding about this topic by means of interviews to comprehend enterprises’ perspective and through the application of a questionnaire to current and former trainees.
The findings disclosed the effectiveness of this tool when constantly monitored so, programmes should be designed to strengthen the psychological contract, set clear goals and expectations, provide career orientation and advancement, training opportunities, supervisory support, challenging tasks, wage-setting and an enjoyable environment to enhance trainees’ intention to stay in the company after the programme’s conclusion.