Título
A aquisição de competências dos jovens graduados a trabalhar na área de Gestão de Recursos Humanos: um estudo exploratório
Autor
Ferreira, Sandrine Marques
Resumo
pt
Este estudo procura avaliar as competências de jovens graduados a trabalhar em
empregos na área da Gestão de Recursos Humanos. Este apoia-se na autoavaliação de
competências chave e de comunicação. Neste sentido, pretende identificar em que tipos de
competências os jovens se sentem mais e menos preparados e quais são as principais fontes de
aquisição dessas competências. A informação foi recolhida através de um inquérito de
autoavaliação de competências que foi preenchido por jovens graduados a trabalhar ou
estagiar na área de Gestão de Recursos Humanos (n=170). Os resultados indicam que
geralmente, os graduados sentem que possuem aquelas competências, no entanto, existem
algumas diferenças entre eles. Essas diferenças estão associadas ao nível de formação e
instituições do ensino superior. Por exemplo, os graduados com uma licenciatura consideram
ter um melhor nível no domínio dos "conhecimentos de Gestão/GRH", enquanto os que
possuem um mestrado sentem-se mais confiantes no que diz respeito às línguas e autonomia.
Por seu lado, os graduados de instituições orientadas para a prática, como um politécnico,
sentem-se mais confiantes por exemplo na sua capacidade de liderança e de organização,
enquanto os que frequentaram universidades revelaram sentir-se muito confiantes ao nível dos
fundamentos teóricos. Esta pesquisa destaca a importância do ensino superior no papel de
transmissor de competências aos indivíduos e a importância da sua aproximação com o
mundo do trabalho. Outras fontes de aquisição de competências referidas são a experiência
profissional e a formação, no entanto, este estudo não apresenta resultados conclusivos
relativamente à formação.
en
This study attempts to assess young graduates’ skills from employed in human
resource management jobs. It is based on self-assessment of key skills and communication
skills. The goal is to identify types of skill where graduates feel better and less prepared, as
well as where they have acquired those skills. The data were collected from an original survey
filled by young graduates employed or in an internship programme (n=170). The findings
indicate that graduates generally perceive that they are endowed with such skills; there are
however some differences. Those differences arise from level of education and higher
education institutions where they graduated. For example, undergraduates feel better prepared
in management and human resources management knowledge, while postgraduates (master)
are more confident about languages and ability to work with autonomy. Furthermore,
graduates from vocational institutions, such polytechnic school, point to abilities such as
leadership and organisation, whereas universities tend to develop theoretical foundations. This
research underlines the role of higher education institutions in the development of skills and
the need to close the ties with the world of work. As for other sources of skills, notably
professional experience and training, our findings are inconclusive regarding to training.