Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

A aquisição de competências dos jovens graduados a trabalhar na área de Gestão de Recursos Humanos: um estudo exploratório

Autor
Ferreira, Sandrine Marques
Resumo
pt
Este estudo procura avaliar as competências de jovens graduados a trabalhar em empregos na área da Gestão de Recursos Humanos. Este apoia-se na autoavaliação de competências chave e de comunicação. Neste sentido, pretende identificar em que tipos de competências os jovens se sentem mais e menos preparados e quais são as principais fontes de aquisição dessas competências. A informação foi recolhida através de um inquérito de autoavaliação de competências que foi preenchido por jovens graduados a trabalhar ou estagiar na área de Gestão de Recursos Humanos (n=170). Os resultados indicam que geralmente, os graduados sentem que possuem aquelas competências, no entanto, existem algumas diferenças entre eles. Essas diferenças estão associadas ao nível de formação e instituições do ensino superior. Por exemplo, os graduados com uma licenciatura consideram ter um melhor nível no domínio dos "conhecimentos de Gestão/GRH", enquanto os que possuem um mestrado sentem-se mais confiantes no que diz respeito às línguas e autonomia. Por seu lado, os graduados de instituições orientadas para a prática, como um politécnico, sentem-se mais confiantes por exemplo na sua capacidade de liderança e de organização, enquanto os que frequentaram universidades revelaram sentir-se muito confiantes ao nível dos fundamentos teóricos. Esta pesquisa destaca a importância do ensino superior no papel de transmissor de competências aos indivíduos e a importância da sua aproximação com o mundo do trabalho. Outras fontes de aquisição de competências referidas são a experiência profissional e a formação, no entanto, este estudo não apresenta resultados conclusivos relativamente à formação.
en
This study attempts to assess young graduates’ skills from employed in human resource management jobs. It is based on self-assessment of key skills and communication skills. The goal is to identify types of skill where graduates feel better and less prepared, as well as where they have acquired those skills. The data were collected from an original survey filled by young graduates employed or in an internship programme (n=170). The findings indicate that graduates generally perceive that they are endowed with such skills; there are however some differences. Those differences arise from level of education and higher education institutions where they graduated. For example, undergraduates feel better prepared in management and human resources management knowledge, while postgraduates (master) are more confident about languages and ability to work with autonomy. Furthermore, graduates from vocational institutions, such polytechnic school, point to abilities such as leadership and organisation, whereas universities tend to develop theoretical foundations. This research underlines the role of higher education institutions in the development of skills and the need to close the ties with the world of work. As for other sources of skills, notably professional experience and training, our findings are inconclusive regarding to training.

Data

16-jan-2019

Palavras-chave

Formação profissional
Portugal
Comunicação
Gestão de recursos humanos
Jovem
Self-assessment
Prática profissional
Key skills
Auto-avaliação
Young graduates
Communication skills

Acesso

Acesso livre

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