Título
Cultural values and sustainable travel intention
Autor
Wirth, Annika
Resumo
pt
Com um número crescente de atividades turísticas a cada ano, viajar de uma maneira que possa
proteger culturas, economias e ambientes torna-se cada vez mais importante. Pesquisas
anteriores mostraram que um comportamento sustentavel em respeito as viagens que as pessoas
fazem é influenciado pelos valores, mas também como pelo contexto nacional. Este estudo tem
como objetivo determinar como os valores culturais estão associados à decisão de envolver-se
em um comportamento turístico sustentável e se esse vínculo é moderado pela identificação
cultural de uma pessoa. Os dez valores básicos de Schwartz são usados em conjunto com os
valores de diversidade e altruísmo. Os valores são medidos usando uma abordagem de normas
intersubjetivas. Com base na teoria da ação racional, atitudes e normas subjetivas são
consideradas mediadoras no modelo.
Uma pesquisa on-line foi distribuída para coletar dados de uma mostra diversificada de
pessoas. Os resultados indicam que apenas os valores da diversidade e do altruísmo estão
significativamente associados à intenção de viajar de forma sustentável. Além disso, o efeito
do altruísmo é mediado por atitudes. Nenhum dos efeitos foi moderado pela identificação
cultural. Os resultados sugerem a importância do altruísmo e da diversidade na promoção de
alternativas sustentáveis de viagem.
en
With an increasing number of touristic activities each year, traveling in a way that protects
cultures, economies and environments is becoming increasingly important. Previous research
has shown that sustainable travel behavior is influenced by a person's values, as well
as their national background. This study aims to determine how cultural values are associated
with the decision to engage in sustainable tourism behavior and if this link is moderated by a
persons' cultural identification. The ten basic values by Schwartz are used in addition with the
values of diversity and altruism. The values are measured using an intersubjective norms
approach. Building on the theory of reasoned action, attitudes and subjective norms are
considered as mediators in the model.
An online survey was distributed to collect data from a diverse sample. The results
indicate that only the values of diversity and altruism are significantly associated with the
intention to travel sustainably. Furthermore, the effect of altruism is mediated by attitudes.
None of the effects were moderated by cultural identification. The results suggest the
importance of altruism and diversity in promoting sustainable travel alternatives.