Título
How satisfied is a green consumer?: Case study of The Bam and Boo
Autor
Fernandes, Maria Madeira Martins
Resumo
pt
Nos dias de hoje, a preocupação ambiental e o avanço na tecnologia tem obrigado os consumidores a fazer mudanças no seu dia-a-dia. Produtos sustentáveis e Plataformas digitais são o paradigma dominante deste Caso de Estudo Pedagógico.
Este novo conceito tem alterado a relação entre o consumidor e as organizações. Por essas razões é importante estudarmos o comportamento dos consumidores e a sua satisfação tendo em consideração a entrada de novas marcas concorrentes no mercado.
A empresa em estudo, The Bam and Boo tem como objetivo ser líder de mercado em escovas de dentes sustentáveis usando subscrição como modelo de negócio. Este produto faz parte da rotina dos consumidores e deve ser substituído de três em três meses. Por essa razão, o modelo de subscrição implementado pela empresa ajuda os consumidores a deixarem de se preocupar em trocar as suas escovas de dentes.
Através dos Comentários na página do Facebook da empresa e de algumas ferramentas de marketing foi possível analisar a satisfação e a lealdade dos consumidores à marca assim como os seus concorrentes.
A Resolução do Caso mostra que a empresa em estudo pode ser ameaçada por novas marcas concorrentes no mercado, afetando a lealdade dos seus consumidores. A Logística, a Qualidade e o Apoio ao Cliente, foram as características com piores comentários analisados. Contudo, A maior parte dos consumidores estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados pela empresa.
en
Nowadays, the concern with environmental problems and the evolution of technology have been changing consumers' daily habits. Ecofriendly products and digital platforms are the dominant paradigms of this Pedagogical Case Study.
This new concept has been modifying the relationship between consumers and organizations. For those reasons, it is important to study the consumer behavior and satisfaction considering market competition and new entrances.
The company in study, The Bam and Boo, has as main objective to be a market leader of selling sustainable toothbrushes in a convenient way. This product make part of consumers routine and it should be replaced every three months. For that reason, the subscription model implemented, helps consumers to not worry about changing their toothbrush.
Through the reviews of The Bam and Boo Facebook’s page and some qualitative analytical marketing tools, it was possible to analyze consumer satisfaction and loyalty to the brand and its market competition.
The study resolution showed that The Bam and Boo might be threatened by growing competition affecting consumers Loyalty. Dimensions such Logistic, Quality and Customer Service were the most criticized by consumers. Although, most of them expressed satisfaction regarding the service quality of the company.
Finally, The study suggests future actions to be taken by The Bam and Boo to solve these gaps.