Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

Comportamento do consumidor na comercialização de eletricidade em Portugal

Autor
Vieira, Fábio Marcelo Nunes
Resumo
pt
Este trabalho tem por objetivo estudar o comportamento do consumidor na mudança de comercializador de eletricidade em Portugal. Recorrendo a dados obtidos através de um questionário, procura-se validar as hipóteses de investigação levantadas na revisão de literatura. A estes dados, que constam de uma amostra de conveniência com dimensão de 125 respostas, foi aplicada uma análise fatorial em componentes principais com rotação ortogonal e, posteriormente, a utilização das componentes extraídas como input do modelo de regressão logística binária em que a intenção de mudança é a variável dependente. A conclusão obtida permitiu validar a hipótese de que os mooring effects, os custos de mudança, experiência neste mercado, procura pela diversidade, influência social e experiência noutros mercados, moderam a relação entre os push effects em todas as suas vertentes (confiança, compromisso, perceção dos preços, satisfação, valor de faturação e valor de outros serviços) e a intenção de mudança, extraindo nove efeitos de moderação, maioritariamente potenciadores (custos de mudança com compromisso e valor de faturação; experiência neste mercado com confiança e satisfação; influência social com perceção dos preços e, experiência noutros mercados com valor de outros serviços), que alteram a dimensão do impacto das variáveis na intenção de mudança de comercializador.
en
This work aims to study consumer behavior in switching electricity suppliers in Portugal. Using data obtained through a questionnaire, we sought to validate the research hypotheses raised in the literature review. A principal component analysis with orthogonal rotation was applied to the data, which consists of a convenience sample with 125 responses and, subsequently, the components extracted were used as input to the binary logistic regression model in which the dependent variable is switching intention. The conclusion obtained allowed us to validate the hypothesis that mooring effects, switching costs, experience in this market, search for diversity, social influence and experience in other markets moderate the relationship between push effects in all their aspects (confidence, commitment, price perception, satisfaction, invoicing value and value of other services) and the switching intention, extracting nine moderation effects, mostly potentiating (switching costs with commitment and invoicing value; experience in this market with confidence and satisfaction; social influence with perception of prices and experience in other markets with the value of other services), which changes the dimension of the impact of variables on the supplier switching intention.

Data

17-jan-2020

Palavras-chave

Portugal
Electricity Market
Mercado de eletricidade
Trabalho de projeto
Eletricidade
Economia de serviços
Mudança de comercializador
Switching supplier
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior

Acesso

Acesso livre

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