Título
How merchandising and layout of Ikea influence the consumer behavior?
Autor
Santos, João Pedro Dias Soares
Resumo
pt
Esta tese é um projeto empresa focado nas áreas de marketing, merchandising e comportamento
do consumidor adaptadas à Ikea. O comportamento do consumidor é estudado com muita
frequência e abordado por muitas perspectivas devido à sua elevada importância. A estratégia
e ferramentas de marketing utilizadas podem ter grande influência na imagem que o cliente tem
da empresa, assim como a estratégia de comunicação visual definida é crucial para divulgar a
mensagem. O foco principal deste estudo é analisar como o merchandising e o layout da loja
influenciam o comportamento do cliente, especificamente nas lojas Ikea. Deste modo, é
pertinente entender se o layout da loja e as caraterísticas de loja são adequados para um cliente
cada vez mais exigente. Para entender as perceções dos consumidores, foram testados muitos
aspetos da experiência de marketing e loja da Ikea. Após a análise dos resultados conclui-se
que a Ikea tem uma presença de marketing bastante vincada para o consumidor e quase todas
as variáveis da loja têm um efeito positivo no consumidor. Por fim, foram apresentadas algumas
sugestões como: desenvolver a conexão digital com o consumidor; A segunda recomendação
consiste numa alteração no design da loja: nesta ótica pretende-se atender à necessidade da
criação de um caminho mais curto e prático para visitar a loja; A terceira recomendação consiste
na elaboração de showrooms virtuais nas lojas, dando a oportunidade de armazenar mais
material; A quarta recomendação é a execução de produtos de classe premium e ainda
elaboração de uma classe de produtos personalizada.
en
This dissertation is a company’s project focused on marketing, merchandising and consumer
behavior areas adapted to Ikea. The consumer behavior is studied very often and approached
by many perspectives. The marketing strategy and tools used can have great influence on the
image that the customer has about the company. The visual communication strategy defined by
the company is crucial to pass the message. The main focus in this study is to see how
merchandising and store layout influence customer behavior, specifically in Ikea stores.
In order to understand consumer’s perceptions, it was necessary to conduct a survey where were
tested many aspects of the Ikea’s Marketing and store experience. The conclusion is that Ikea
has a very powerful marketing presence to the consumer and all the in-store variables have a
positive effect on consumer. In the end it is recommended to develop the digital connection
with the consumer. The second recommendation is about the store design, it is suggested to
make a long and a shorter path, to customers who know what they want. The third
recommendation consists on an elaboration of virtual showrooms in the stores, where the
customer can see different cinereums in the same place, giving opportunity to store more
material. The fourth recommendation is the execution of premium class products, and also a
customized product class.