Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Strategic social responsibility and its impact on startup strategy: A qualitative study with Portuguese startups

Autor
Silva, Marta Amado de Freitas Vieira Nogueira da
Resumo
pt
Responsabilidade Social Estratégica é a incorporação de uma perspetiva holística dentro da organização para que a empresa seja gerida no interesse de um conjunto amplo de stakeholders com o objetivo de conseguir alcançar simultaneamente, e de modo sustentável, valor económico, ambiental e social a médio-longo prazo. O contexto português, no qual o número de Startups continua a aumentar, constitui um universo de estudo relevante para compreender como a conceptualização da Responsabilidade Social e as motivações e obstáculos identificados à sua implementação, têm impacto na Estratégia do negócio. Com este objetivo, foi aplicada uma entrevista a nove Fundadores-Gestores de Startups portuguesas, para compreender o seu papel na determinação da implementação de Responsabilidade Social Estratégica. A conclusão principal parece ser que as práticas de Responsabilidade Social têm de estar conectadas ao core do negócio. Apesar deste entendimento, as Startups admitem que, embora considerem a questão da Responsabilidade Social, não estão numa fase em que seja possível implementá-la, sobretudo devido à falta de recursos que é inerente à fase do ciclo-de-vida do negócio em que se encontram. Adicionalmente, compreendeu-se que a conceptualização do conceito de Responsabilidade Social, assim como os benefícios identificados na sua integração em toda a organização, estão profundamente ligados aos atributos morais do Fundador-Gestor, que são refletidos na Missão da empresa (quer explícita, quer implícita) que irá enquadrar a formulação da Estratégia. Torna-se evidente o desenvolvimento de novas formas de Responsabilidade Social nestas Startups que expande a visão tradicional e demonstra a necessidade de desenvolver pesquisa acerca das suas especificidades.
en
Strategic Social Responsibility is the incorporation of a holistic perspective within an organization so that the company is managed in the interests of a broad set of stakeholders to achieve sustainable economic, environmental and social value over the medium to long-term. Considering the Portuguese context in which the number of Startups continues increasing significantly, this constitutes a relevant study universe to understand how the conceptualization of Social Responsibility and the perceived motivations and obstacles to its implementation have an impact on Strategy in the initial phase of the business life-cycle. With this purpose, an interview was applied to nine founder-managers of Portuguese Startups to understand their role in determining Strategic Social Responsibility engagement. The main conclusion seems to be that there is a common understanding that Social Responsibility practices must be connected to the core of the business. Despite with this understanding, Startups admit they are considering Social Responsibility; however they are not in a stage of applying it, mainly due to the lack of resources that inherent to the birth stage of the business life-cycle in which they are. Furthermore, the conceptualization of Social Responsibility as well as the perceived benefits in its integration across the organization, are deeply connected with the founder-manager’s moral attributes which are reflected in the company’s Mission (either explicit or perceived) that will frame Strategy. What becomes evident is the development of new forms of Social Responsibility in these Startups that expand the traditional view and evidence the need for further research on their specificities.

Palavras-chave

Portugal
Responsabilidade social
Startup
Stakeholders
Estratégia empresarial
Gestão de empresas
Strategic social responsibility
Startup strategy
Founder-manager
Small business social responsibility
Responsabilidade social estratégica
Estratégia nas startups
Fundador-gestor
Pequenos negócios

Acesso

Acesso livre

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