Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

"I want it all and I want it now": análise ao modelo das exigências e recursos no sector do retalho em períodos de grande afluência às lojas

Autor
Fernandes, Miguel Eduardo Nunes
Resumo
pt
Numa sociedade globalizada e ligada ao sector terciário, o retalho surge como elemento fundamental nas economias mais desenvolvidas. Apresentando-se como um dos sectores mais empregadores da sociedade, o mercado de trabalho no retalho caracteriza-se na literatura de saúde ocupacional pela existência de um elevado conjunto de stressors, aliados a uma tendência de baixos salários e horários irregulares. Perante esta realidade, procurou-se através de uma abordagem qualitativa de análise template desenvolver um estudo exploratório com base no Modelo JD-R que visasse analisar a realidade deste sector em Portugal, assim como a recuperação dos seus trabalhadores. Simultaneamente, perante a escassez de investigações que abordam os períodos de grande afluência às lojas (ex.: Black Friday, saldos), este estudo procura simultaneamente perceber quais as exigências e recursos característicos destes períodos específicos. Após a análise de 15 entrevistas semiestruturadas, os resultados espelham um sector com uma multiplicidade de exigências, destacando-se como principal fator de stress e de Eventos Críticos o Contacto com os Clientes e o aumento significativo das exigências nos períodos de grande afluência. Contrariamente, ao nível dos recursos denota-se uma tendência para o seu decréscimo nesses períodos, impactando negativamente a recuperação dos trabalhadores. Finalizando, este estudo exploratório conclui a necessidade das organizações retalhistas em desenvolverem políticas de criação e desenvolvimento de mais e melhores recursos no sector do retalho. Perante a diversidade e aumento de exigências nos períodos de maior afluência às lojas, esta forma possibilitará o desenvolvimento de melhores resultados económicos assentes em melhores condições de saúde e bem-estar dos trabalhadores.
en
In an increasingly globalized society related to the tertiary sector, the retail field appears as a key element within the most developed economies. Presenting itself as one of society’s most employing sectors, the retail labour market emerges within the occupational health literature as a high set of stressors allied with a low salaries and irregular working hours’ tendency. In view of this reality, this study draws on a qualitative approach based on a template analysis in order to develop an exploratory research centered on the JD-R Model, seeking to analyze the reality of this sector in Portugal, as well as its workers recovery. At the same time, facing the lack of health and well-being investigations that examine peak periods (eg.: Black Friday, Sales), it is also this study’s goal to explore its specific demands and resources. After analyzing 15 semi-structured interviews, this research results establish a wide range of demands within the field Contact with Costumers and the increase of demands and Critical Events during peak periods arose as the main stressful variables. In contrasts, there is a pattern towards the decrease references of resources within high affluence periods, adversely impairing the employees’ recovery during this span. Concluding, this research displays the need for retail organizations to develop policies that build better resources. Given the variety of demands and its increase within higher affluence periods to stores, the increment of resources will enable the development of better economic outcomes based on greater health and well-being conditions for employees.

Data

21-jan-2020

Palavras-chave

Recuperação
Recovery
Retalho
Retail
Saúde Ocupacional
Occupational Health
JD-R model
Modelo JD-R
Períodos de grande afluência
Peak periods

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo