Título
Advertências ao consumo de tabaco: Respostas emocionais e eficácia percebida
Autor
Loureiro, Vanda Catarina Franqueira Martins
Resumo
pt
As advertências, contidas nas embalagens de tabaco, presumem-se ser uma forma muito
eficaz de informar as consequências adversas do fumo, e de acautelamento para os riscos à
saúde, associados à utilização daquele produto. O principal objetivo desta dissertação foi
analisar a eficácia percebida das advertências contidas nos produtos de tabaco, e o impacto
emocional percebido em função do sexo (masculino, feminino) e consumo de tabaco
(fumadores, não fumadores). Para a concretização deste desiderato foi realizada uma
pesquisa, num universo estatístico, limitado a uma amostra de 121 participantes, cuja idade
variava entre os 14 e os 21 anos, dos quais apenas 95 desses jovens concluíram, com sucesso,
o inquérito, reportando o que sentiam perante advertências pictográficas e respetiva eficácia
percebida. Os resultados obtidos indicam que no geral as advertências estudadas são
percebidas como tendo baixa eficácia para ajudar os fumadores a deixar de fumar e os não
fumadores a não começarem a fumar. Em relação às emoções, foram as mulheres a relatar
que sentiram mais tristeza, mais medo e mais repugnância perante as advertências do que os
homens, no entanto, não houve diferenças entre sexos na eficácia percebida. Verificou-se
ainda que as não fumadoras do sexo feminino sentiram maior ativação emocional perante as
advertências do que os não fumadores do sexo masculino, embora não houvesse diferenças
entre sexos na intensidade para os fumadores. Em relação aos hábitos de consumo verificouse
que os não fumadores relataram sentir maior repugnância perante as advertências quando
comparados com os fumadores. Por fim, verificou-se que medo e ativação emocional
mostraram-se preditores de uma maior perceção de eficácia das advertências.
en
Warnings on tobacco packaging are presumed to be a very effective way of informing the
adverse consequences of smoking and to warn of the health risks associated with the use of
that product. The main aim of this dissertation was to analyze the perceived emotional impact
and efficacy of the warnings contained in tobacco products as a function of gender (female,
male) and tobacco consumption (smokers, non-smokers), and the emotional impact. To
achieve this goal, a survey was conducted in a statistical universe, limited to a sample of 121
participants, whose ages ranged from 14 to 21 years, of which only 95 of these young people
successfully completed the survey by reporting their feelings towards the warnings about and
its perceived effectiveness. Overall, the results showed that the warnings were perceived as
having low efficacy in helping smokers to quit and non-smokers to not start smoking.
Regarding the impact on emotions, women expressed more sadness, more fear, and more
disgust than men, however, there were no gender differences in perceived effectiveness. We
also found that female non-smokers felt greater strong than male non-smokers, although there
were no gender differences among smokers. Regarding smoking habits, we found that nonsmokers
felt more disgust than smokers. Finally, we found that fear and arousal predicted
higher reports of perceived effectiveness of the tobacco warnings.